Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 3 de junho de 2016

 

 

Pleno do CNS debate sobre orçamento e financiamento do SUS

 

 


        O subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma preocupação constante dos conselheiros nacionais de saúde. Em Fortaleza, durante o XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, o tema voltou a pautar reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

 

 

 

 

        O Plano Plurianual (PPA) e o Plano Nacional de Saúde (PNS) foram apresentados como instrumentos de planejamento em saúde para fortalecimento do SUS. De acordo com o coordenador da Secretaria de Planejamento e Orçamento do Ministério da Saúde, Marcos Moreira, a ideia maior é reduzir e prevenir os riscos à saúde pública e, para isso, a necessidade de se fortalecer o controle social. "Esses planos querem garantir o caráter deliberativo dos conselhos de saúde e ampliar os canais de interação com os usuários para, assim, dar mais transparência e participação nas políticas de saúde”, afirmou.


        Com base na Lei complementar 141/2012, o papel institucional dos conselhos de saúde foi reforçado durante a reunião. No processo de planejamento, monitoramento e avaliação da execução orçamentária financeira, por meio das análises dos relatórios de prestação de contas do relatório anual de gestão, o CNS aprova ou rejeita as contas do Ministério da Saúde.  Os conselhos também devem apresentar quadrimestralmente indicações de medidas corretivas referentes à gestão do SUS para o chefe do Poder Executivo. 


        O subfinanciamento do SUS também foi destacado. Enquanto o gasto público em saúde no Brasil representa 3,9% do PIB, em outros países, com sistema semelhante, o gasto público é de no mínimo 7% do PIB. Por isso a preocupação do CNS com a possibilidade de redução de recursos para o SUS, tendo em vista que na atual conjuntura os recursos já são insuficientes. “O SUS precisa de novas fontes de receita permanente. É necessário fazer uma revisão de tributos existentes para uma melhor distribuição. O Brasil tem 44% menos recursos no orçamento para a saúde pública em comparação aos países com sistemas de acesso universal à saúde”, disse o consultor técnico da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (COFIN), Francisco Funcia.


PEC 01: APROVAÇÃO JÁ


        A aprovação da PEC 01/2015, que assegura mais recursos para o setor nos próximos anos, foi defendida pelos conselheiros como uma forma de reduzir a situação atual do subfinanciamento do SUS. Com a aprovação da PEC, o escalonamento do percentual a ser aplicado na saúde será de forma gradual, durante os próximos sete anos. Para 2017, a União aplicará 14,8% da receita corrente líquida. A partir daí, o índice aumentará em 0,7% a cada ano: em 2018, 15,5%; em 2019, 16,2%; em 2020, 16,9%; em 2021, 17,6%; em 2022, 18,3% e em 2023 iria para 19,4%.


        A proposta já foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados e aguarda votação em segundo turno.

 


Susanna Scarlet
Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I