Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 9 de junho de 2016

 

 

Câmara debate novos rumos do SUS e do desenvolvimento social

 

 


        Parlamentares e representantes de várias entidades fizeram manifesto contra os atuais ataques ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e ao Sistema Único de Saúde (SUS) em audiência pública realizada nesta quarta-feira (8), na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados. O evento se pautou, principalmente, pela extinção do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), fruto da reestruturação do governo interino de Michel Temer.

 

        O conselheiro nacional de saúde Geordeci Menezes, membro da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS), falou sobre a importância da união entre as entidades em defesa dos direitos já adquiridos. “O CNS entende que a luta em defesa do SUS e do SUAS é uma luta pela democracia. Devemos interligar todos os movimentos para unirmos forças em defesa da volta dos ministérios que foram extintos e para combatermos qualquer ameaça de desmonte da política social”, destacou.

 

        Para a deputada Angela Albino (PCdoB-SC), autora do pedido de audiência pública, as competências do MDS não foram preservadas no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, criado pelo governo interino. “Competências vitais do MDS para a elaboração de políticas públicas nacionais voltadas para a segurança alimentar e nutricional, a assistência social, a geração de renda e cidadania e outras áreas fundamentais do desenvolvimento social do país não fazem parte das atribuições da nova pasta”, disse.

 

Outros parlamentares participaram da audiência como o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), Patrus Ananias (PT-MG) e Érica Kokay (PT-DF).

 

 

Susanna Scarlet
Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I