Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 9 de agosto de 2016

 

 

Entidades da sociedade rechaçam criação de plano de saúde popular

 


        A possível de criação de um plano de saúde popular voltou a ser mencionada pelo ministro interino da Saúde, Ricardo Barros, durante audiência pública na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O Conselho Nacional de Saúde (CNS), que já se manifestou contrário à proposta, acompanhará cada etapa do processo que alguns conselheiros já denominam como plano de saúde “para pobres”.

 

        Na audiência pública realizada pela OAB, praticamente todas as entidades se manifestaram contra a criação do plano de saúde popular. O presidente do CNS, Ronald Santos, ressaltou a importância do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Criar plano de saúde popular não vai acabar com o subfinanciamento da saúde pública. Temos de alocar mais recursos e garantir o preceito constitucional da responsabilidade do Estado com o direito à saúde, bem como da universalidade, gratuidade e integralidade do SUS”, defendeu.

 

        Já o presidente nacional da OAB, Claudio Lamanchia, criticou a ideia da criação desse plano, “A população brasileira já paga altíssimas cargas tributárias, além disso, saúde é um princípio constitucional, é dever do Estado. Temos que encontrar outros mecanismos que não seja onerar cada vez mais o cidadão brasileiro”.

 

        O papel de fiscalização exercido pelo CNS é garantido na Constituição Federal. No dia 5 de agosto foi publicada no Diário Oficial da União a portaria número 1.482, a qual institui a criação de um grupo de trabalho para discutir e elaborar o projeto de plano de saúde acessível. A Comissão Intersetorial de Saúde Suplementar do CNS analisará toda informação sobre a proposta. No entanto, na reunião ordinária do Pleno do Conselho em julho, muitos conselheiros adiantaram o posicionamento contra a ideia.

 

Câmara dos Deputados


        Na contramão de todo debate sobre o financiamento do SUS, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (10) parecer favorável à PEC 241/2016. A proposta do governo interino estabelece teto de investimento nas áreas de saúde e educação. Estudo realizado pelo CNS mostra que a aprovação da PEC acarretará em perdas de RS 12 bilhões ao SUS em dois anos. Serão R$ 4 bilhões em 2017 e outros R$ 8,6 bilhões em 2018.

 

        Sobre a PEC 241, Lamanchia, em nome da OAB, assumiu o compromisso de defender o SUS perante a proposta. “Vamos colocar todos os nossos esforços para que a saúde seja retirada da PEC e o direto à saúde seja garantido”, afirmou.

 

 

 

Assessoria CNS

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I