Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 31 de agosto de 2016

 

 

Em greve, estudantes de Medicina da UnB querem formação voltada ao SUS

 


        O esforço do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para que a formação dos profissionais da área seja feita de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) ganhou adesão dos estudantes de Medicina da Universidade de Brasília (UnB). Desde a última quinta-feira (25), os alunos iniciaram uma greve para forçar a aproximação do currículo do curso com a realidade da saúde pública brasileira.

 

        O conselheiro nacional de saúde Danilo Aquilo Amorim, que representa a Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem), explica as duas reivindicações principais do movimento grevista. “Queremos a assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES) e do contrato que integra o Hospital Universitário de Brasília (HUB) ao SUS. Isso mudará a realidade do curso de medicina”, afirmou.

 

        A preocupação é que a assinatura do COAPES sequer começou a ser discutida no âmbito do DF. Segundo Amorim, a Secretaria de Saúde do DF prometeu instaurar uma comissão para debater o assunto na próxima semana. “O debate tem de ser feito com as universidades que oferecem cursos na área de saúde, estudantes, o Conselho Distrital de Saúde e os Ministério da Saúde e Educação. Até agora não recebemos nenhum documento oficial para tratar do assunto”, mencionou.

 

        A outra reivindicação também depende do Governo do DF. O convênio que integra o HUB ao SUS venceu em 2013 e até hoje a Secretaria de Saúde não renovou o contrato. “O HUB é um hospital de alta complexidade. Precisamos mudar essa realidade e transformar o curso de Medicina mais alinhado ao SUS, com atuação na atenção básica e também na média complexidade”, disse Amorim, que também é coordenador adjunto da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do CNS.

 

        Os estudantes de medicina da UnB também se posicionam contra a instalação das Organizações Sociais na gestão da saúde do Distrito Federal e denunciam os ataques contra o direito à saúde como a PEC 241 que congela os gastos sociais por 20 anos.

 

O Conselho Nacional de Saúde compõe o Comitê Nacional do COAPES e a expectativa do conselheiro Amorim é que o tema seja debatido pelo colegiado.

 

 

Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I