Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 2 de setembro de 2016

 

 

No Maranhão Conselheiros de Saúde fazem alerta sobre o SUS

 


        Durante a oficina sobre ‘o Financiamento do SUS’, que acontece na cidade de São Luís do Maranhão, nos dias 01 e 02 de setembro, conselheiros que integram a Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin), fazem uma análise sobre a conjuntura política e as ameaças ao Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade é uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e tem por objetivo a formação de multiplicadores para a atuação do controle social no planejamento, monitoramento, avaliação e fiscalização dos recursos da saúde.

 

 


 

        De acordo com o coordenador da Cofin, Wanderley Gomes, o cenário atual da política brasileira traz uma grande ameaça ao SUS. “É preciso termos atenção a nossa história para entendermos melhor o nosso momento atual. Vemos com grande preocupação o que está por vir, após o impedimento da Presidenta eleita, pois sabemos que quem mais sofrerá com a redução dos direitos será a população que mais precisa e que de fato acessa os serviços públicos de saúde”, disse.

 

        A secretária-executiva do CNS, Neide Rodrigues, destacou o posicionamento do pleno com relação aos processos de formação de conselheiros de saúde nos estados e municípios. “O CNS tem a preocupação em apresentar de maneira mais acessível as pautas de grande relevância, como o financiamento da saúde, temos por missão fortalecer cada vez mais o controle social na saúde nos estados e nos municípios”, disse.

 

        Para o representante da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil e coordenador Adjunto da Cofin, André Luiz, explica o processo de construção do SUS que aconteceu de acordo com as demandas da população. “As Leis orgânicas da saúde se originam da luta da  população, é preciso fazer uma retrospectiva sobre os fatos que consolidaram o SUS, dessa forma conseguimos entender as reais ameaças constitucionais a saúde pública”.

 

        O conselheiro também alertou sobre os planos acessíveis de saúde. “Os planos de saúde acessíveis não é uma solução para os usuários do SUS. Precisamos que o SUS garanta o seu atendimento e temos como obrigação a defesa dele. O SUS é o que mais garante assistência social no país. Não podemos deixar o maior patrimônio da saúde pública brasileira seja revisto e principalmente dilapidado”, disse.

 

        Francisco Funcia, consultor do CNS, analisou a atual situação do financiamento do SUS no âmbito federal, por meio de Projetos de Emendas Constitucionais (PEC) e Emendas, como o caso da PEC 241 que reduz os gastos com a saúde e a educação e que hoje tramita a passos largos na Câmara Federal. “Nós temos hoje um agravo com relação ao financiamento  do SUS, que já nasceu subfinanciado, temos projetos na Câmara que são um verdadeiro atentado à saúde publica, os investimentos para a saúde deve priorizar, acima de tudo o atendimento a população”, disse.

 

        Essa é a primeira oficina de um ciclo de formação sobre o financiamento da saúde que acontecerá em todas as regiões do país com início no nordeste, envolvendo os estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte, com a presença de cerca 80 conselheiros de saúde estaduais e municipais. A próxima oficina acontecerá no mês de novembro, em Recife/Pernambuco e irá abranger os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

 

 

Por Mariana Moura
Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I