Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 2 de setembro de 2016

 

 

Controle social é tema de debate durante Ato em Defesa do SUS no Maranhão

 


        Um SUS forte e para todos. Essas foram as palavras que mais ecoaram na noite desta quinta-feira (01) no Ato em Defesa do SUS, que ocorreu na Assembleia Legislativa do Maranhão. Durante o debate, os representantes do poder público e da sociedade civil afirmaram a importância do controle social para o fortalecimento da saúde pública brasileira por meio das instâncias de controle social.

 

 


 

        O deputado estadual, Levi Pontes (PCdoB), que proporcionou o debate no Plenário da Assembleia, declarou a importância da defesa do SUS. "Precisamos defender o SUS. A Lei do SUS e a Constituição Brasileira asseguram que o SUS é um direito de todos e um dever do Estado. É o momento de nós trabalharmos, opinarmos e participarmos para fortalecermos ainda mais a saúde pública, não só do Maranhão, meu Estado e que tenho certeza que precisa de atenção, mas o país inteiro, todos precisam acessar o Sistema Único de Saúde", disse.

 

        De acordo com o Coordenador da Comissão de Orçamento e Finanças do Conselho Nacional de Saúde (Cofin/CNS), Wanderley Gomes, a saúde pública é um dos maiores ganhos sociais. "Quando o Estado investe na saúde pública toda a população ganha. Temos que nos organizar para enfrentar as grandes ameaças ao SUS como a PEC 241, que estipula teto de investimento para saúde e educação", disse.

 

        Wanderley apresentou a carta do CNS “O fortalecimento e defesa do SUS nas eleições municipais”. O documento pede que os candidatos a prefeitos e vereadores tenham o compromisso com o SUS. A carta também trata do subfinanciamento do SUS, explicando propostas em tramitação no Congresso Nacional que enfraquecem a saúde pública.

 

        O conselheiro estadual de Saúde do Maranhão, Anderson Martins, afirmou o papel dos conselheiros de saúde. "Todos que se comprometem com algum conselho de saúde tem o dever de defender a saúde pública, aqui no Maranhão lutamos para termos uma aproximação maior com a gestão da saúde. Temos que estar atentos para as manobras do governo federal que podem diminuir o tamanho do SUS e até mesmo acabá-lo, como a proposta dos Planos Acessíveis, que em nada representa as necessidades da população", disse.

 

        O Ato em Defesa do SUS integrou as atividades da Oficina sobre o Financiamento do SUS, que acontece na cidade de São Luís/MA nos dias 01 e 02 de setembro. A atividade é uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e tem por objetivo a formação de multiplicadores para a atuação do controle social no planejamento, monitoramento, avaliação e fiscalização dos recursos da saúde.

 

 

 

 

Por Mariana Moura
Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I