Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 3 de outubro de 2016

 

 

CNS presente no Congresso Todos Juntos Contra o Câncer em São Paulo

 


        O Conselho Nacional de Saúde (CNS) esteve presente no 3º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, que aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro em São Paulo. O evento foi uma iniciativa do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, que tem como missão ampliar o acesso dos pacientes com câncer aos tratamentos adequados em todo o país. O CNS participou do Congresso e apresentou a sua experiência no campo do controle social da saúde.

 

        O conselheiro nacional de saúde Moysés Toniolo, que representa a Articulação Nacional de Luta Contra AIDS no Conselho, apresentou a experiência do CNS no âmbito do controle social na saúde pública. “Foi uma excelente oportunidade de falar para especialistas, médicos e pesquisadores a experiência do CNS no fortalecimento da participação social. Isso só tem a melhorar a relação entre as entidades que trabalham com a questão do câncer no SUS”, disse.

 

        Durante a ocasião, Toniolo apresentou as principais bandeiras e ações de luta do CNS como, por exemplo, a atuação contra a PEC 241, que congela os gastos com saúde e educação por 20 anos e o Plano Nacional de Saúde 2016-2019, aprovado pelo pleno em julho deste ano. Ainda de acordo com Moysés, o encontro serviu para aproximar as entidades do Conselho em uma ação solidária contra o câncer, pautada principalmente na Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde de Pessoas com Patologias, DST-AIDS; TB; Hanseníase e Hepatites Virais (CIASPP).

 

        O 3º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer teve por objetivo discutir a política nacional de prevenção e controle do câncer, salientando os desafios para sua implementação nos 315 hospitais públicos que atendem pacientes com câncer no país. O câncer é atualmente a segunda principal causa de morte no país, e estima-se que serão 600 mil diagnósticos de câncer até o final de 2016.

 

 

 

Mariana Moura
Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I