Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 5 de outubro de 2016

 

 

Presidente do CNS propõe mobilização popular contra a PEC 241

 


        O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Santos, defendeu nesta quarta-feira (6/10) que os movimentos sociais mobilizem a população contra a aprovação da PEC 241, que acaba com a vinculação de recursos para a saúde e estabelece limites de gastos para o setor. Ele discursou na Câmara dos Deputados durante ato contra a PEC, organizado pela Frente Parlamentar em Defesa do SUS e que lotou o auditório Nereu Ramos com a presença de parlamentares, militantes de movimentos sociais, sindicalistas, estudantes e outros convidados.

 

        Ronald alertou que a PEC, uma vez aprovada, vai significar “menos Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), menos cirurgias oncológicas, menos Programa Saúde da Família”. Por isso, ele propôs que a referida Proposta de Emenda Constitucional seja rebatizada como “a PEC da Morte”.

 

        “Ao fim e ao cabo, aprovando essa PEC, ela vai significar morte; por isso nós devemos rebatizá-la como a PEC da morte, porque ela vai causar a morte do povo brasileiro. Não podemos admitir que o principal contrato do povo brasileiro, que é a Constituição, seja rasgado. Por isso é fundamental que todas as organizações, de forma mais ampla possível, mobilizem o povo brasileiro no sentido de dizer não à PEC da morte”, afirmou o presidente do CNS, lembrando que, neste dia 5 de outubro, a Constituição Federal completa 28 anos.

 

        “Esse é um momento muito importante da história do nosso país. Hoje, 5 de outubro, dia em que a nossa Constituição faz aniversário, este ato é uma demonstração concreta de que existem brasileiros que ainda defendem esse contrato que o Brasil firmou.  Não podemos admitir que o principal contrato do povo brasileiro, que é a Constituição, seja rasgado”, disse Ronald Santos, que também destacou a constante mobilização do CNS pela materialização do SUS.

 

Também discursaram no ato o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do SUS, deputado Odorico Monteiro (PROSCE); os deputados Paulo Teixeira (PT-SP), Benedita da Silva (PT-RJ), Erika Kokay (PT-DF), Henrique Fontana (PT-RS) e Paulo Pimenta (PT-RS), além dos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Gleisi Hoffmann (PT-RS).

 

        “A PEC 241 é uma ameaça extremamente grave, principalmente para os estados e os municípios, porque ela congela os recursos da saúde até 2036. Ou seja, o orçamento da saúde ficaria nos atuais cento e oito bilhões de reais até 2036, sem que se leve em conta o envelhecimento da população e outros fatores importantes”, afirmou Odorico Monteiro, presidente da Parlamentar em Defesa do SUS.

 

 

 

Jorge Vasconcellos
Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I