Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 20 de outubro de 2016

 

 

Comissão de Alimentação e Nutrição do CNS avalia
projetos sobre qualidade nos alimentos

 

 

        Reunidos nos dias 19 e 20 de outubro no Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), em Brasília, a Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição (CIAN) do Conselho Nacional de saúde (CNS) avaliou Projetos de Leis que tratam sobre a alimentação saudável e que tramitam no Congresso Nacional.

 

        De acordo com a conselheira Paula Johns, representante da Aliança de Controle do Tabagismo, atualmente existem três projetos ligados ao tema. “Esses projetos apresentam propostas concretas para a melhoria da qualidade dos alimentos servidos em diversos ambientes, inclusive nas escolas que também se relacionam com o alto consumo de produtos industrializados, principalmente pelas crianças”, disse.

 

        Segundo Zaíra Salermo, da Associação Brasileira de Nutrição e conselheira nacional de saúde, esses projetos estão relacionados com o que a comissão pretende desenvolver no campo do controle social. “Temos o compromisso de levarmos para o Pleno do CNS os assuntos de maior relevância para a saúde da população. Os Projetos de Leis traduzem uma grande batalha da sociedade civil em garantir uma alimentação saudável para a população e devemos lutar para que o Estado cumpra a sua função, que é zelar pela saúde do povo”, afirmou.

 

        Salermo ressaltou, ainda, o debate constante do CNS sobre a PEC 241, que congela os gastos com saúde e educação por 20 anos. “Nós, conselheiros de saúde, assumimos uma grande batalha em se contrapor à PEC 241 e vamos lutar para que ela não seja aprovada na Câmara”, garantiu.

 

Conheça os PL’s:

 

PL nº 1.755/2007 - que proíbe a venda de refrigerantes em escolas de educação básica. Autor Deputado Fábio Ramalho (PMDB/MG), atualmente o Projeto encontra-se na Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça. 

PL nº 4.910/2016 - visa regulamentar a publicidade de bebidas açucaradas. Autor Deputado Alfredo Nascimento (PR/AM), atualmente aguarda deliberação na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC).

PL nº 2.389/2011 - institui diretrizes para a promoção de alimentação adequada e saudável nas escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio das redes pública e privada, em âmbito nacional. Autor Senador Sérgio Zambiasi (PTB/RS). Atualmente encontra-se na Comissão de Seguridade Social e Família no Senado.

 

 

Mariana Moura
Assessoria do CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I