Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 1 de novembro de 2016

 

 

CNS participa de Congresso Latino-americano em Medicina Social no Paraguai

 


        O Conselho Nacional de Saúde (CNS) esteve representado no XIV Congresso Latino-americano de Medicina Social e Saúde Coletiva, que ocorreu na Cidade de Asunción, Paraguai. Durante o evento foi possível avaliar, em âmbito da América Latina, as políticas sociais e de saúde.

 


        O conselheiro nacional de saúde Moysés Toniolo, representante da Articulação Nacional de Luta contra a AIDS (UNAIDS), destacou a preocupação dos países da América Latina com relação á saúde pública brasileira. “A característica do Congresso foi de muita contestação. Muitos países estão preocupados com o desmonte da saúde pública e em especial com a situação do Brasil, visto os últimos acontecimentos políticos”, disse.

 

        De acordo com o Toniolo, muitos dirigentes dos países representados no Congresso não reconheceram o atual governo brasileiro como legitimo. “Os atores ali presentes já têm conhecimento dos principais atos de desmonte do SUS, como a PEC 241, que agora no Senado é a PEC 55”, relatou.

 

        Durante o evento, também ocorreu o II Encontro dos Movimentos Latino-Americanos em Defesa da Saúde. Com enfoque nos direitos humanos, Moyses apresentou uma das principais disputas do movimento AIDS no Brasil: a luta por medicamentos. “As principais discussões giravam em torno do tipo de atendimento médico que queríamos, além do acesso da população a atenção básica da saúde, pude perceber que não há muitos acordos globais sobre os medicamentos das pessoas soropositivas, na oportunidade relatei as experiências do Brasil nesse campo”, disse.

 

        O XIV Congresso Latino-americano de Medicina Social e Saúde Coletiva ocorreu entre os dias 24 a 29 de outubro e teve como tema “Radicalizar a democracia com o poder popular para a defesa da mãe terra e ao direito à saúde como boa vida”. Foi realizado pela Associação Latino-Americana de Medicina Social e Saúde Coletiva (ALAMES) e Associação Internacional de Políticas de Saúde.

 

 

Mariana Moura
Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I