Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 9 de dezembro de 2016

 

 

CNS participará da elaboração de plano para Controle da Resistência aos Antimicrobianos

 


        O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participará do Grupo de Trabalho criado para elaborar o Plano Nacional para Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos. O grupo é coordenado pelo Ministério da Saúde. A participação foi decidida, nesta quinta-feira (8/12), durante a 288ª Reunião Ordinária do colegiado.

 

        A resistência antimicrobiana é considerada, atualmente, como um dos maiores problemas a serem enfrentados na área de saúde. Ela tem entre as causas o uso impróprio de antibióticos, a inexistência ou execução inadequada de programas de prevenção, controle, vigilância e monitoramento.

 

        As consequências dessa resistência incluem o prolongamento de doenças, o aumento da mortalidade e da permanência hospitalar, além da ineficácia de tratamentos preventivos. De forma indireta, ela pode impactar em perdas econômicas, diminuição da produtividade do trabalhador e custo elevado para a economia.

 

        O objetivo do plano a ser elaborado é assegurar a prevenção de doenças infecciosas por meio de medicamentos seguros, utilizados de forma responsável e acessível.

 

        O presidente do CNS, Ronald Santos, afirmou que o plano de controle deve ser um dos destaques da Conferência Nacional de Vigilância em Saúde que o Conselho vai realizar no ano que vem. “Precisamos somar esforços e levar esse debate para toda a sociedade”, enfatizou.

 

        O assunto foi discutido durante a mesa temática coordenada pelo representante do Ministério da Saúde no CNS, Neilton Araújo de Oliveira. O debate contou, ainda, com a participação de representantes da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

 

 

 

Viviane Claudino
Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I