Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 9 de dezembro de 2016

 

 

Ministério da Saúde apresenta ao CNS ações de combate ao Aedes aegypti

 


        Combater o Aedes aegypti e suas consequências é uma das prioridades para o Conselho Nacional de Saúde (CNS). Apresentado durante a 288ª Reunião Ordinária do CNS, o Ministério da Saúde, por meio de suas secretarias, levantou os principais planos de enfrentamento ao vírus, que causa entre outras questões a microcefalia em bebês.

 

        Mariana Leal, da Secretaria de Atenção à Saúde, apresentou a mudança no protocolo nas Orientações Integradas de Vigilância e Atenção à Saúde no âmbito da Emergência de Saúde Pública. De acordo com ela, as gestantes que contraíram o vírus Zika nos primeiros meses de gestação e as crianças recém-nascidas diagnosticadas com microcefalia serão notificadas e incorporadas ao banco de dados e monitoramento do ministério com rapidez e principalmente incorporação no cadastro nacional.

 

        Outra representante da Pasta, Cássia Fernandes abordou o desenvolvimento tecnológico, educacional e pesquisa no diagnóstico e controle vetorial da Zika. Foi apresentada a Rede Nacional de Enfrentamento a Zika – RENEZIKA, que tem entre os principais objetivos repassar informações de pesquisas relacionadas ao vírus, contribuir para a formulação e o aperfeiçoamento de protocolos, além de desenvolver estudos sobre o vírus e doenças correlatas.

 

        Já Bethânia Meireles, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, levantou as principais iniciativas do MS no processo formativo de combate ao Zika. A técnica apresentou o Plano de Enfrentamento a Zika e suas consequências – Estratégias digitais de educação. “Temos algumas ações no campo da educação que reforçam as ações do MS no combate a Zika, são elas: Universidade do SUS, AVASUS, Tele Saúde, Portal da Saúde baseado em evidências. Todas essas experiências somam o conjunto de forças para o combate ao vírus”, disse.

 

        Para o conselheiro nacional de saúde Nilton Júnior, deve haver um processo de transparências nos projetos e iniciativas apresentadas pelo ministério. “O processo de contratação para pesquisas deve ser amplamente divulgado para que todas as entidades que dialoguem com o tema possam participar sob livre concorrência, atualmente essas seleções acontecem de maneira zelada. Além disso é necessário que os quesitos de raça e cor sejam incorporados as pesquisas”, disse.

 

Sugestões do CNS


        Como deliberação das ações apresentadas pelo ministério, o presidente do CNS, Ronald Santos, sugeriu que as comissões responsáveis pelos temas abordados criem um Grupo de Trabalho sobre o impacto do desenvolvimento das forças produtivas nos processos de trabalho. As duas comissões que atuarão são a de Recursos Humanos e Relação de Trabalho (CIRHRT) e a de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (CICTAF).

 

 

 

 

Mariana Moura
Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I