Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 31 de janeiro de 2017

 

 

NOTA PÚBLICA
CNS analisará modalidades de transferência de recursos do FND

 

 

 

img

     O Conselho Nacional de Saúde (CNS) estrutura do estado brasileiro, que a partir de 1990 ganhou forma e conteúdo para ser instrumento deliberativo de formulação e fiscalização da mudança de modelo de atenção à saúde contratado na Constituição de 1988, inclusive seus aspectos orçamentários e financeiros, vem a público informar que vai analisar e deliberar sobre portaria aprovada pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT) com mudanças nas modalidades de transferência de recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para estados, Distrito Federal e municípios.

 

     O Conselho se debruçará sobre a matéria para verificar se ela está em conformidade com o artigo 17 da Lei Complementar 141/2012. Segundo o artigo, a transferência dos recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) deve observar as necessidades de saúde da população, as dimensões epidemiológica, demográfica, socioeconômica, espacial e de capacidade de oferta de ações e de serviços de saúde. Segundo esse mesmo artigo 17, também devem ser observados os dispositivos do artigo 35 da Lei 8080/1990 (Lei Orgânica do SUS) e do artigo 3 da Constituição Federal.

 

     A portaria em questão definiu que as transferências dos recursos federais deverão ser feitas nas modalidades custeio e investimento. Essas modalidades foram criadas para substituir os blocos de financiamento da Portaria 204 do Ministério da Saúde, que são média e alta complexidade, atenção básica, assistência farmacêutica, vigilância em saúde, gestão e investimento.

 

     O CNS reconhece a defesa histórica da maioria dos defensores do “caixa único” para o SUS, cujo primeiro passo concreto foi a portaria 204 do Ministério da Saúde. Porém, a Portaria 204 ainda continha muitas vinculações que dificultavam a aplicação dos recursos federais transferidos fundo a fundo conforme a ótica do atendimento às necessidades de saúde da população.

 

     Assim sendo, a continuidade do processo de desburocratização com a revisão desses blocos de financiamento vinha sendo defendida por muitos especialistas e gestores, inclusive por meio de uma comissão formada logo após a promulgação da Lei Complementar 141/2012 e coordenada pelo Ministério da Saúde, cujo trabalho ainda não foi concluído.

 

     O Conselho Nacional de Saúde entende que, embora a nova portaria da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) possibilite a desburocratização da utilização dos recursos SUS e atenda a uma reivindicação antiga de muitos especialistas e gestores, isso não é suficiente para sua imediata entrada em vigor.

 

     Uma análise minuciosa da matéria se faz necessária, principalmente se forem considerados o atual processo de financiamento do SUS, que privilegia recursos para a média e alta complexidade em detrimento da atenção básica, e o contexto atual do financiamento das políticas sociais, em particular da seguridade social e do SUS, à luz do desmonte da garantia dos direitos de cidadania que está em curso nos últimos meses no Brasil, especialmente após a vigência da Emenda Constitucional 95, promulgada em dezembro de 2016.

 

     Sobre as diretrizes da Emenda Constitucional 95, é importante lembrar que de 2018 a 2036, o valor da aplicação mínima de 2017 em ações e serviços públicos de saúde na esfera federal será corrigido tão somente pela variação anual do IPCA/IBGE, desconsiderando completamente as necessidades de saúde da população, em flagrante desrespeito à Constituição Federal, à Lei 8080/90, à Lei 8142/90 e à Lei Complementar 141/2012.

 

     O Conselho Nacional de Saúde (CNS), enquanto instância legal máxima do Sistema Único de Saúde (SUS), com representação dos usuários, trabalhadores e gestores do SUS, continuará a exercer seu papel protagonista, propositivo e deliberativo, de modo a aprofundar a reflexão em torno do importante tema que é o financiamento do SUS.

 

     O primeiro espaço para a reflexão sobre a portaria da CIT será na próxima reunião da Comissão de Orçamento e Financiamento (COFIN) do CNS, que será realizada em Brasília na próxima sexta-feira, dia 03 de fevereiro, da qual resultará encaminhamentos para a mesa diretora do CNS avaliar e definir a entrada do tema para o debate e deliberação dos conselheiros nacionais de saúde em reunião ordinária, nos termos do artigo 17 da Lei Complementar 141/2012. É compromisso do CNS não permitir nenhum retrocesso nas politicas que concretizaram importantes mudanças no modelo de atenção à saúde no Brasil, tais como Atenção Básica, Assistência Farmacêutica e Vigilância em Saúde.

 

 

Ronald Ferreira dos Santos

Presidente do Conselho Nacional de Saúde

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I