Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 1º de fevereiro de 2017

 

 

Farmácia e Saúde Coletiva abrem discussões de Grupo de Trabalho sobre Diretrizes Curriculares

 

 

 

img

     Farmácia e Saúde Coletiva são os primeiros temas abordados pelo Grupo de Trabalho da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHT) do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A reunião do grupo para discutir Diretrizes Curriculares Nacionais ocorreu na terça-feira (31) no Ministério da Saúde, em Brasília.

 

     O encontro contou com a participação de estudantes, representantes de sindicatos, associações, federações e conselhos estaduais e federais relacionados ao tema. No período da manhã, os convidados conferiram as apresentações de representantes da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF), do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR). Eles apresentaram um panorama da profissão com dados da categoria e mudanças no cenário nacional que afetam a formação e a assistência farmacêutica.

 

     À tarde, as propostas para diretrizes curriculares para graduação foram discutidas após a apresentação da professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Liliana Santos. Ela é membro do Fórum de Graduação em Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e apresentou um estudo com as diretrizes e os desafios para o fortalecimento das ações na área de saúde coletiva.

 

     “Temos um contrato social com várias necessidades da população para serem atendidas e precisamos construir respostas. Esse é mais um esforço que o CNS tem feito para dar conta disso e para que a sociedade seja a orientadora das nossas decisões. Tenho certeza que esse GT terá ótimas contribuições para qualificar o SUS nos seus mais diferentes aspectos”, afirmou o presidente do CNS, Ronald dos Santos.

 

     Aprovado em novembro de 2016, o GT é composto por representantes dos segmentos usuários, trabalhadores e gestores. A primeira reunião servirá como subsídio para elaboração de documento que expresse a posição do CNS na construção dessas diretrizes.

 

 

Viviane Claudino
Assessoria do CNS

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I