Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 14 de fevereiro de 2017

 

 

CNS apoia emendas a projeto que exclui o controle social

em pesquisas com humanos

 

 

 

img

     O Conselho Nacional de Saúde (CNS) apoia as emendas apresentadas pelos senadores Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ao Projeto de Lei 200/2015. A matéria dispõe sobre princípios, diretrizes e regras para a condução de pesquisas clínicas em seres humanos por instituições públicas e privadas.

 

     Na segunda-feira (13), foi encerrado o prazo para apresentação de emendas ao projeto. Ao todo, a senadora Vanessa Grazziotin apresentou 12 emendas e seu colega Randolfe Rodrigues, nove.

 

     Os senadores entendem que o PL, caso seja aprovado com a redação original, enfraquecerá o controle social sobre as pesquisas e, dessa forma, representará riscos às pessoas que delas participam.

 

     Um dos principais alvos das emendas é a proposta do PL de criar, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde, uma instância nacional responsável pela análise ética das pesquisas. 

 

     Atualmente, essa instância é a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), vinculada ao Conselho Nacional de Saúde. Ela coordena, nos estados e no Distrito Federal, a atuação dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs), que são colegiados multidisciplinares e independentes, atuantes nas instituições onde se realizam pesquisas com seres humanos.

 

     Os CEPs foram criados pela Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, com representantes da população entre seus integrantes. Os CEPs são responsáveis pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos das pesquisas com seres humanos. Suas atribuições são de caráter consultivo, deliberativo e educativo.

 

     Sobre esse tema específico, emendas dos dois senadores propõem a manutenção da Conep como instância nacional responsável pela análise ética das pesquisas. Para ambos, a vinculação da Conep com o Conselho Nacional de Saúde garante o controle social sobre as pesquisas.

 

     Há também emendas a outros pontos do projeto, igualmente avaliados pelos parlamentares como prejudiciais à integridade das pessoas participantes de pesquisas.

 

     A atuação dos dois senadores vem ao encontro da oposição já manifestada pelo Conselho Nacional de Saúde ao PL 200/2015. Em 14 de maio de 2015, o Conselho divulgou nota com análise técnica da Conep sobre o projeto.

 

     Segundo a nota, a proposta legislativa “desrespeita a sociedade brasileira, uma vez que a aprovação do PL retirará das suas mãos o controle das pesquisas no Brasil. A pesquisa no país passará a não ter mais o controle social, ficando ao sabor de interesses particulares, alheios às necessidades da sociedade brasileira”.

 

Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I