Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 10 de março de 2017

 

 

Violência contra a mulher é tema de debate no CNS

 

 

 

img

     A violência contra a mulher e as suas dimensões na vida e na saúde das mulheres. Esses foram os temas debatidos no Pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em sua 290ª Reunião Ordinária. O debate aconteceu nessa quinta-feira (9) e contou com a participação da pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Maria Cecília Minayo. O tema integra os eixos temáticos da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (2ª CNSMu).

 

     De acordo com a pesquisadora Maria Cecília Minayo, violência contra as mulheres está totalmente ligada ao patriarcalismo de todas as suas formas, seja ela no controle da vida das mulheres e na naturalização da sociedade das desigualdades. “Quando acusados, agressores reconhecem “seus excessos," mas não questionam a função disciplinar e de poder da qual se investem. No Brasil, 'razão de honra' é uma categoria relacional forte. Porém sua existência, culturalmente, depende do exercício de vários papéis masculinos: de provedor, de pai e de marido, hoje desafiado”, disse.

 

     Segundo Minayo, os efeitos da violência contra as mulheres afetam diretamente a sua saúde. “Embora as agressões e maus tratos possam redundar em morte, seus efeitos mais frequentes são sobre a saúde: lesões permanentes; cronificação de problemas como dor de cabeça, dor abdominal e lombalgia, sangramento ou corrimento vaginal; lesões genitais e dor na relação sexual; distúrbios do sono e da alimentação; comportamentos danosos à saúde como fumar, fazer sexo inseguro, abusar de álcool e outras drogas”, afirmou.

 

     Durante a ocasião, a conselheira nacional de saúde e coordenadora da 2ª CNSMu, Carmen Lúcia Luiz, apresentou ao colegiado uma minuta de repúdio ao material didático apresentado pelo MEDGRUPO em um curso para estudantes de medicina e médicos. "Nós da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher, repudiamos o material disponibilizado por essa instituição de ensino e recomendamos ao colegiado que encaminhe as providências jurídicas sobre o conteúdo, sugerimos também uma apuração frente do Conselho Federal de Medicina para apuração e responsabilidade do conteúdo”, disse.

 

     Confira a apresentação de Maria Cecília Minayo, aqui!

 

 

Por Mariana Moura

Assessoria CNS

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I