Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 5 de abril de 2017

 

 

Presidente do CNS reforça defesa do SUS em Audiência Pública na Câmara

 

     Ronald Santos, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), reforçou a defesa absoluta do Sistema Único de Saúde (SUS) durante Audiência Pública na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (05). A atividade foi coordenada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, o deputado Paulo Fernando dos Santos (PT-AL).

 

     Para Ronald Santos, é preciso unir as forças da sociedade civil para a defesa constante dos direitos sociais. “Estamos vivendo um estado de negação de direitos. Precisamos ficar atentos para todas as ameaças que estamos vivenciando, principalmente no âmbito da saúde pública com o subfinanciamento do SUS”, disse.

 

     Durante a atividade na Câmara dos Deputados, o presidente do CNS convidou os participantes para o Ato Público a ser realizado pelo colegiado no dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, na Rodoviária do Plano Piloto. No evento serão distribuídos abraços à população, além de uma cartilha cujo conteúdo trata da responsabilidade do Estado de custear os investimentos públicos com saúde.

 

     O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, Paulo dos Santos, afirmou que a sociedade civil deve ocupar os espaços estratégicos que o Estado proporciona para reivindicar os direitos sociais. “A sociedade civil deve ampliar o debate dos direitos humanos em todos os locais de intervenção, principalmente os oficiais. As vozes dos defensores dos direitos sociais e humanos devem ser ouvidas, mas principalmente levadas a sério e legitimadas pelo Estado”. 

 

     O tema da Audiência Pública tratou em debater uma agenda comum com os movimentos sociais, sociedade civil e agentes públicos com atuação em direitos humanos. O objetivo foi subsidiar a elaboração do plano de trabalho da Comissão e eventuais ações conjuntas com outras entidades.

 

 

 

Mariana Moura
Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I