Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 7 de abril de 2017

 

 

CNS busca esclarecimentos sobre compra do medicamento Asparaginase

 

     O Conselho Nacional de Saúde (CNS) questionou o Ministério da Saúde quanto à aquisição de Asparaginase. O medicamento é utilizado no tratamento de Leucemia Linfoide Aguda (LLA), em crianças e adultos, e despertou a preocupação dos usuários após denúncia de que teria sido adquirido de maneira irregular, contrariando as regras da legislação brasileira.

 

 

     “A discussão foi feita durante a 292ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada nos dias 6 e 7 de abril, com a presença do diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF/MS), Renato Alves Teixeira Lima. Na ocasião, o representante do MS afirmou aos conselheiros nacionais que a compra do Asparaginase seguiu todos os procedimentos legais para a aquisição de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

     A suspeita aconteceu quando o medicamento passou a ser importado da Beijing SL Pharmaceutical, representado pela empresa chinesa Xetley S/A, que venceu a licitação para a venda do remédio ao oferecer o Asparaginase pelo menor preço, segundo o MS. A diferença de valor foi de R$ 25.288.679,90 milhões.

 

     “Este caso nos chamou muito a atenção e queremos esclarecer o máximo possível, para dar mais segurança à população e tomarmos as providências que são delegadas ao Conselho”, disse o presidente do CNS, Ronald dos Santos. Ele destacou, ainda, que a Comissão de Assistência Farmacêutica e Ciência Tecnologia do CNS também está se debruçando sobre o tema.

 

Farmácia Popular do Brasil: Rede Própria


     Durante a reunião, também foi abordado a discussão em torno da Farmácia Popular da Rede Própria, que poderá fechar cerca de 400 unidades em todo o país. “A farmácia popular tem 25 itens enquanto a farmácia popular da rede própria tem 125 tipos de medicamentos e está em lugares de extrema pobreza e miséria. Esse é o usuário que mais tem necessidade de medicamento. Como fica o abastecimento a esta população em situação de vulnerabilidade social? Esse olhar meramente contábil para gestão em saúde é assustador.”, avalia Ronald.

 

     A decisão foi tomada, de acordo com o Ministério da Saúde, devido aos altos custos com fiscalização, armazenamento e distribuição de medicamentos. Cerca de 80% do valor estaria sendo usado para os custos administrativos. Segundo o Ministério da Saúde, as farmácias poderão seguir funcionando se os municípios assumirem os custos.

 

 

 

 

Viviane Claudino
Assessoria CNS

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I