Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 10 de abril de 2017

 

 

CNS e TCU se aproximam no fortalecimento do controle social

 

     Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Tribunal de Contas da União (TCU) somam esforços para o fortalecimento do controle social na saúde. Durante a 292ª Reunião Ordinária do colegiado, que ocorreu nos dias 06 e 07 de abril, a Corte de Contas reforçou a importância das deliberações do Pleno para o aprimoramento da saúde pública no Brasil.

 

 

     De acordo com o presidente do CNS, Ronald Santos, a importância de um órgão crucial para gerir e controlar as contas do Estado, em se aproximar institucionalmente do CNS, reflete o esforço do colegiado em propor e construir espaços amplos de participação social. “Somos sujeitos coletivos, cada representante no Pleno tem por missão contribuir coletivamente para o controle social no SUS”, disse.

     Para o secretário de controle externo da saúde do TCU, Marcelo Chaves, o CNS possui em seu caráter institucional a responsabilidade em deliberar sobre toda e qualquer decisão do Poder Executivo da saúde para o fortalecimento do SUS. “As decisões desse colegiado são regidos pela Lei Orgânica do SUS a Lei nº 8.080/90. Recentemente, o Ministério da Saúde apresentou uma portaria que define os critérios de rateio para o deslocamento dos recursos para a saúde, o Conselho tem por determinação jurídica deliberar sobre essa decisão que afeta diretamente a atenção básica na saúde”, afirmou.

     Durante a reunião, Ronald Santos afirmou que o colegiado tem total disponibilidade em contribuir para o aprimoramento não só da gestão pública na saúde, mas também para os gestores poderem executar de maneira democrática os recursos para a saúde. “Desde 2012, o Pleno do CNS aponta o que cabe aos gestores sobre os critérios de rateio, apresentado esse ano pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Agora, o CNS integra o Grupo de Trabalho para analisar a proposta dos blocos de financiamento”, informou.

     Em março desse ano, o CNS deliberou uma Recomendação 006 ao Ministério da Saúde em que sugere a substituição à medida recentemente anunciada pela CIT referente à mudança do critério de repasse fundo a fundo – dos seis blocos da Portaria 204 para duas modalidades. Confira a Recomendação aqui!

 

 

 


Mariana Moura
Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I