Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 10 de abril de 2017

 

 

CNS participa de Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde

 

     O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participará do 3º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). O evento será realizado de 1º a 4 de maio, no Centro de Convenções de Natal, Rio Grande do Norte.

 

     O Congresso tem como tema “Estado e Democracia: o SUS como direito social”. Os desafios da gestão do sistema de saúde, na atual conjuntura de crise nacional e internacional, e a reflexão sobre os temas da Saúde Coletiva devem permear o debate.

 

     Entre os objetivos do Congresso está a construção de uma agenda estratégica que permita consolidar o projeto de reforma sanitária de acordo com o contexto atual. O CNS tem discutido, nas últimas reuniões do colegiado, alternativas para enfrentar a crise no sistema público de saúde no Brasil, com base nos princípios da universalidade, integralidade e equidade.

 

     No dia 2, o Conselho estará presente nas discussões da mesa temática A Política de Atenção Básica que Queremos.

 

     O presidente do Conselho, Ronald Santos, é o convidado da mesa Crise da política e da democracia representativa no Brasil: o papel dos movimentos sociais, dos partidos políticos e das instituições estatais na garantia dos direitos sociais e do direito à Saúde. Essa apresentação será no dia 3, às 10h45. No mesmo dia, o presidente do CNS estará no debate sobre Burocracia, controlismo e gestão do SUS nos Estados e Municípios: Dilemas do Financiamento e da Governança, às 14h.

 

     A abertura oficial do Congresso será no dia 2 de maio, a partir das 18h.

 

     Como atividades preparatórias, serão oferecidas diferentes oficinas temáticas, nos dias 30 de abril e 1º de maio. Entre elas a Avaliação e Monitoramento de Políticas e Programas de Educação em Saúde; Gestão do Trabalho e Capacidades Humanas no SUS e A Incorporação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) ao sistema de informação em saúde.

 

     Durante o Congresso, o CNS também promoverá a 1ª Conferência Livre de Vigilância em Saúde, no dia 1º de maio, como uma etapa preparatória para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), que ocorrerá em novembro, em Brasília. Também serão realizadas as reuniões da comissão organizadora da CNVS e da mesa diretora.

 

 

 

 

Assessoria CNS

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I