Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 20 de abril de 2017

 

 

CONTROLE SOCIAL PRECISA COBRAR DO ESTADO INVESTIMENTO NO SUS, AVALIAM DEBATEDORES

 

     O controle social e a população devem atuar fortemente para cobrar do Estado o cumprimento do dever constitucional de investir no Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir o atendimento aos cidadãos. Essa foi a tônica dos debates, nesta quinta-feira (20), de um dos painéis da 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde (CNLCS), em Brasília.

 

 

     A discussão ocorreu na mesa que tratou do tema “Informação em saúde como direito”. Ela teve como mediador o conselheiro nacional de saúde, Moisés Toniolo, representante da Articulação Nacional de Luta contra Aids (Anaids). Os debatedores foram o jornalista e escritor Leandro Fortes; a procuradora de contas do Estado de São Paulo, Élida Graziane; e o jornalista Rodrigo Murtinho, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

     A procuradora Élida Graziane cobrou do controle social e da sociedade que atuem judicialmente contra “a asfixia financeira promovida pelo Estado contra o SUS”. Ela disse, por exemplo, que o Conselho Nacional de Saúde (CNS) precisa tomar providências diante da confissão do ministro da Saúde, Ricardo Barros, de que o Ministério da Saúde não cumpre 40% das pactuações firmadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Essa comissão reúne gestores do SUS da União, dos estados e dos municípios.

 

     A procuradora afirmou, também, que em função disso o ministro é passível de uma ação de improbidade administrativa, por deixar de honrar compromissos firmados com o SUS. Ela orientou os representantes do controle social e os cidadãos a consultarem a Recomendação 48/2016 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Esse ato normativo define parâmetros da atuação do Ministério Público no controle do dever do gasto mínimo em saúde.

 

     Presente à plateia, o presidente do CNS, Ronald Santos, respondeu que o órgão já está adotando providências nesse sentido. Segundo ele, o Conselho acaba de relançar a Frente em Defesa do SUS (ABRASUS), que reúne o controle social, parlamentares, universidades, entidades da sociedade civil e movimentos populares.

 

     Ronald informou que uma das ações programadas pela frente para 2017 é apoiar, com o ingresso de medidas judiciais cabíveis, as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) que tentam, no Supremo Tribunal Federal (STF), derrubar a Emenda Constitucional 95/2016. Essa emenda proíbe a União de aumentar os gastos públicos, o que representa prejuízos para o SUS e ouras importantes políticas públicas.

 

     Por sua vez, o jornalista e escritor Leandro Fortes destacou que a falta de investimento estatal no SUS reflete a prioridade do atual governo de “destruir o sistema público para beneficiar o setor privado da saúde”. Ele citou, por exemplo, a proposta do ministro da Saúde, Ricardo Barros, da criação de planos de saúde populares, que seriam pagos pela população de baixa renda.

 

     Segundo o jornalista, também a abordagem preconceituosa da mídia em relação ao SUS busca favorecer as empresas privadas de saúde. “A prioridade tanto do governo quanto da mídia é destruir o SUS”, afirmou.

 

     Já Rodrigo Murtinho, jornalista da Fiocruz, afirmou que o monopólio dos meios de comunicação é prejudicial para a participação popular no controle social do SUS. Ele acrescentou que “a democratização do acesso à informação permite que as demandas sociais sejam conhecidas”.

 

 

 

 

Jorge Vasconcellos
Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I