Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

 

 

Aberta consulta para atualização da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde

 

        A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, elaborada pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Comissão Intergestores Tripartite, foi apresentada à sociedade no dia 30 de março de 2006 por meio da Portaria GM/MS 645.  Com o objetivo de “consolidar os direitos e deveres do exercício da cidadania na saúde em todo o País”, a Portaria convidava todos os gestores, os profissionais de saúde, as organizações civis, as instituições e as pessoas interessadas em “promover o respeito desses direitos e a assegurar seu reconhecimento efetivo e sua aplicação”.

 

        A partir da identificação da necessidade de atualização da carta, o CNS instituiu grupo de trabalho sobre o tema. Da mesma forma, o Ministério da Saúde constituiu grupo de trabalho, que, em conjunto com os representantes do CNS, apresentaram uma proposta de atualização.

 

>> Clique aqui e faça sua contribuição.

 

        Em sua 198ª Reunião Ordinária (junho/2009), o CNS aprovou os sete princípios da Carta de Direitos e Deveres em Saúde e em 13 de agosto de 2009 foi publicada a Portaria GM/MS 1820, que dispõe sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde.

 

        A redução de investimentos e o desmonte de políticas e programas que organizam sua atuação fragilizam no Sistema Único de Saúde. Propostas como planos acessíveis de saúde, teto nos gastos com saúde e as reformas previdenciária e trabalhista apontam a necessidade da sociedade reafirmar os direitos conquistados e previstos na Constituição Federal de 1988. Defender o SUS é tarefa de todo cidadão e a carta dos direitos dos usuários da saúde deve ser um dos instrumentos de luta na garantia dos princípios do sistema.

 

        Desta forma, o CNS lançou no dia 18 de abril de 2017, durante a abertura da 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde, consulta à sociedade para a revisão e atualização da carta. A proposta é que o resultado final da consulta seja apresentado em agosto de 2017.

 

 

 

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I