Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 3 de maio de 2017

 

 

Defesa da democracia marca abertura do 3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde

 

 

     A abertura oficial do 3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde foi marcada por depoimentos em defesa da democracia e do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento é promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e ocorre no Centro de Convenções de Natal (RN) até quinta-feira (4).

 

 

     Enfrentar os desafios que se apresentam na atual conjuntura política e econômica do país, com a ameaça e retirada de diversos direitos sociais, foi destaque entre os discursos na cerimônia. “Estamos sofrendo um esvaziamento do Estado, com uma diminuição gradativa dos serviços públicos, mas vamos colocar resistência à essa tsunami neoliberal”, afirmou o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald dos Santos. “O segredo para isso, passa por identificar o que a Abrasco está fazendo ao colocar três questões na centralidade desta agenda: democracia, Estado nacional e defesa dos direitos do povo brasileiro”, completou.

 

     Com o tema Estado e Democracia: O SUS como Direito Social, o 3º Congresso reúne aproximadamente 2 mil pessoas, entre elas gestores, pesquisadores, estudantes, representantes de movimentos sociais e profissionais de saúde. O evento iniciou a programação com oficinas, reuniões e conferências, no dia 30 de abril.

 

     “Estou agradavelmente surpreso com a profundidade das reflexões e com a capacidade de termos paixão, defesa e valores. Capacidade de, ao mesmo tempo, pararmos, refletirmos e considerarmos o outro. Estou muito orgulhoso de todos nós”, avaliou o presidente da Abrasco, Gastão Wagner.

 

     “Essa soma de esforços nos mobiliza neste momento para promover os diálogos e debates em torno do tema. Nossa expectativa é que ocorram muitos encontros, diálogos e intercâmbio de saberes entre todos que estão presentes.”, disse o vice-presidente da Abrasco e presidente do 3º Congresso, Cipriano Santos Maia.

 

     A cerimonia de abertura do 3º Congresso contou com a participação da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, do secretário estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, George Antunes de Oliveira, da presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, e do coordenador da Comissão de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde da Abrasco, Alcides Miranda.

 

 

 

 

Viviane Claudino
Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I