Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 3 de maio de 2017

 

 

CNS promove oficina sobre Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde

 

 

     O Conselho Nacional de Saúde (CNS) promoveu a oficina para incorporação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF/OMS), no sistema de informação em saúde. O evento foi realizado durante o 3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, que ocorre em Natal (RN) até o dia 4 de maio.

 

 

     O objetivo da oficina foi reafirmar a Resolução 452, publicada pelo CNS em 2012, e discutir formas para a implementação da classificação internacional na rotina de serviços do SUS e da saúde suplementar.

 

     A CIF é um modelo de estrutura da Organização Mundial da Saúde (OMS) para gerar dados confiáveis e comparáveis sobre a saúde de indivíduos e populações. Atualmente, todo planejamento ocorre somente com base em indicadores de morbidade e mortalidade. “Com a implementação da CIF teremos condições de elaborar diversos outros indicadores e planejar de acordo com a real necessidade da população. Ela é uma ferramenta importantíssima para a avaliação das condições de vida e para fazer realmente com que o conceito amplo de saúde funcione”, avalia a fisioterapeuta Ana Cristhina Brasil.

 

     A oficina prática abordou o Plano Plurianual, a fim de discutir estratégias para divulgação da classificação nas gestões municipais. Também discutiu o uso da CIF nos serviços de saúde (da atenção básica à especializada) e a tabulação de dados e inserção dos indicadores nos sistemas de informação.

 

     “A promoção dessas oficinas pelo Conselho é um ganho enorme, porque permite construir, junto com gestores, acadêmicos e representantes de movimentos sociais, alternativas para a implementação da CIF no dia a dia. Isso pode mudar o conceito e modelo de atenção e cuidado em saúde que temos hoje”, avalia a fonoaudióloga e ex-conselheira nacional de saúde, Maria Cristina Pedro Biz.

 

     Esta é a terceira oficina que o CNS promove sobre o tema. As outras foram realizadas durante o 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em 2015, e da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da UIPES, em 2016.

 

     Confira a Resolução 452/2012, publicada pelo Conselho Nacional de Saúde, que dispõe sobre o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde no SUS, incluindo a Saúde Suplementar.

 

 

 

 

Viviane Claudino
Assessoria do CNS

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I