Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 05 de junho de 2017

 

 

CNS realiza a 294a Reunião Ordinária dias 8 e 9 e discute Relatório de Gestão do MS

 

 

img

     O Plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai realizar, dias 8 e 9, em Brasília, sua 294ª Reunião Ordinária. Entre os itens da pauta de votações estão o Relatório Anual de Gestão (RAG) 2016 do Ministério da Saúde, sobre o qual o Conselho se posicionará; a conjuntura nacional; a Política Nacional de Saúde Mental e a internação compulsória de portadores de dependência química.

 

      Quanto ao Relatório Anual de Gestão (RAG) 2016 do Ministério da Saúde, o documento começou a ser avaliado pelo CNS na 293ª Reunião Ordinária, por meio da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (COFIN). Após uma análise preliminar, a COFIN elaborou parecer técnico propondo a rejeição do documento.

 

      Segundo o parecer, o Ministério da Saúde não demonstrou o cumprimento da aplicação  do mínimo constitucional de verbas nas ações e serviços de saúde, além de não ter comprovado a compensação integral dos restos a pagar cancelados em 2015 como aplicação adicional em 2016. A COFIN apontou também reincidência de baixos níveis de execução orçamentária e financeira de vários itens de despesas.

 

      Outro ponto da pauta de votações é uma análise da conjuntura nacional, com discussões sobre a crise política, o Estado Democrático de Direito, as reformas da Previdência e Trabalhista, além de outros assuntos importantes.

 

      O Plenário também vai tratar da Política Nacional de Saúde Mental e sua aplicação junto aos portadores de dependência química. Será discutida, por exemplo, a recente tentativa da Prefeitura de São Paulo de internar compulsoriamente usuários de crack e de outras drogas.

 

      A pauta inclui ainda a discussão sobre o uso da Educação à Distância (EaD) em cursos de graduação da área de saúde; a Residência Médica e Multiprofissional; os preparativos para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde; e contribuições do Grupo de Trabalho criado pelo CNS para discutir a Política Nacional de Atenção Básica.


Assessoria CNS

 


Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I