Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 08 de junho de 2017

 

 

CNS participa de Audiência Pública sobre planos de saúde na Câmara dos Deputados

 

 

img

     O Conselho Nacional de Saúde (CNS) foi uma das instituições participantes, nesta terça-feira (6/6), de Audiência Pública da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o Projeto de Lei n. 7419/2006, já aprovado no Senado. Ele altera a Lei 9.656/98, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde.

 

      O CNS foi representado pelo conselheiro nacional de saúde Wanderley Gomes, coordenador da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (COFIN). Ele apresentou as ações e campanhas do CNS em favor da consolidação do SUS como um sistema de Saúde público, universal, integral, equânime e de qualidade.

 

     “Defender o fortalecimento do SUS, da saúde pública brasileira, é o principal foco da atuação do Conselho Nacional de Saúde”, afirmou o conselheiro.

 

     Durante a audiência, ele citou deliberações importantes do Plenário do CNS, como, por exemplo, a aprovação da Resolução n. 534, de 19 de agosto de 2016. Por meio dela o Conselho se posicionou contra a PEC do congelamento de gastos da União e a proposta do Ministério da Saúde de criação de planos de saúde populares – uma cesta de serviços que seriam pagos pela população.

 

     Wanderley Gomes também falou sobre o relançamento da Frente em Defesa do SUS (AbraSUS), formada por parlamentares, prefeitos, gestores, conselhos estaduais e municipais de saúde, profissionais de saúde, movimentos sociais e sociedade civil organizada.

 

     O relançamento da frente foi em 7 de abril deste ano, Dia Mundial da Saúde, na Rodoviária de Brasília, com a campanha Mais Direitos Menos Depressão – um alerta para os perigos à saúde representados pelas sucessivas violações de direitos em curso no país.

 

     Durante a audiência na Câmara, os parlamentares destacaram que o maior desafio da comissão especial é a análise do Projeto de Lei n. 7419/2006 e de outros 139 projetos que também tratam de mudanças na Lei dos Planos de Saúde.

 

 

Assessoria CNS

 


Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I