Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 09 de junho de 2017

 

 

CNS debate Plano de Atenção Básica do MS

 

 

img

     O Conselho Nacional de Saúde (CNS) decidiu, na tarde desta sexta-feira (9/6), aprofundar o debate sobre a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), iniciado em novembro do ano passado, quando foi criado o Grupo de Trabalho (GT) sobre a atenção básica. O objetivo do GT é analisar a PNAB, além de propor as diretrizes que norteiam as discussões sobre o tema, para subsidiar do Pleno do CNS.

 

     De acordo com a representante do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas (Cebes) e integrante do GT, Liu Leal, a análise se centra no documento elaborado pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que consiste um uma proposta de portaria para a revisão da PNAB.

 

     “Nós analisamos o documento apresentado e verificamos a importância do CNS pautar essa discussão. É preciso ter muita atenção nos preâmbulos da proposta apresentada, por se tratar de um momento delicado para a saúde brasileira”, disse.

 

     De acordo com o presidente do CNS, Ronald Santos, o colegiado deve assumir a responsabilidade de formular e monitorar as políticas de saúde e a PNAB é uma das estratégias para o fortalecimento do SUS.

 

     “Devemos propor uma série de encaminhamentos para que possamos dar continuidade à ações de revisão da PNAB, como aprofundar o debate em nossa próxima reunião ordinária, contando com a representação do Conass e do Conasems, além de uma consulta pública sobre o Plano para que a sociedade também opine sobre o processo”, disse.

 

     A PNAB é resultado da experiência acumulada de vários atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do SUS, como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas de governo.

 

     No Brasil, a atenção básica é desenvolvida com alto grau de descentralização, capilaridade e próxima da vida das pessoas. Deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e o centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Por isso, é fundamental que ela se oriente pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.

 

Por Mariana Moura

Assessoria do CNS

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I