Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 07 de junho de 2017

 

 

CNS participa de Conferência Livre de Vigilância em Saúde promovida pela Anvisa

 

 

 

img

     O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald dos Santos, participou nesta quarta-feira (7) da Conferência Livre de Vigilância em Saúde, promovida pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (ANVISA). Esta foi a primeira conferência preparatória da agência para a etapa nacional e recebeu representantes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária das regiões Sul e Sudeste do país. As próximas conferências promovidas pela ANVISA reunirão representantes da região Nordeste, no dia 13 de junho, e Norte e Centro-Oeste, no dia 27.

 

      Para Ronald, é fundamental o apoio da agência no processo de mobilização para a 1ª CNVS, que será realizada pelo Conselho em novembro. “Temos convicção dos compromissos da ANVISA com o Sistema Único de Saúde e com o preceito constitucional que Saúde é um Direito de Todos. A ANVISA colocar como estratégico esse debate só vem somar esforços para o enfrentamento necessário na defesa e no fortalecimento do SUS”, disse o presidente do CNS ao destacar a importância da participação de toda a sociedade pela proteção à saúde na atual conjuntura política e social.

 

     A 1ª CNVS será realizada entre os dias 21 e 24 de novembro, em Brasília, e tem como tema central "Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade". O objetivo é estender as discussões em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e desenvolver ações para a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde. A conferência nacional também vai debater a integração dos programas de todas as vigilâncias, sendo: epidemiológicas, sanitárias, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública. Também tem entre os eixos discutir as responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde.

 

     Oficinas, seminários e conferências livres já estão ocorrendo, em diferentes locais, para fortalecer o debate. A conferência será precedida por etapas municipais e macrorregionais, de 22 de junho a 31 de agosto, e etapas estaduais, de 1º de setembro a 21 de outubro.

 

     “Sei que essa conferência vai preencher uma lacuna que temos hoje e apontar grandes diretrizes para uma Politica Nacional de Vigilância em Saúde, para que a gente contribua ainda mais para o fortalecimento do SUS e para a proteção e promoção da saúde da nossa população”, avalia o diretor-presidente da ANVISA, Jarbas Barbosa da Silva Jr.

 

 

Assessoria do CNS

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I