Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 29 de junho de 2017

 

 

'Violência estrutural é resultado dos retrocessos sociais', diz presidente do CNS

 

          O presidente do Conselho Nacional da Saúde (CNS), Ronald dos Santos, participou na quinta-feira (28), da 15ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). Na ocasião, ele discutiu a violência estrutural como consequência dos retrocessos sociais que têm acontecido no país.

 

 

          Para Ronald, a tentativa de se colocar em prática uma agenda neoliberal acaba naturalizando a violência. Ele destaca, entre as medidas tomadas pelo Governo Federal, a Emenda Constitucional 95, que deve representar a perda de aproximadamente R$ 415 bilhões para o Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com estudo realizado pela Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (COFIN) do Conselho.


          “O resultado concreto disso é a pior das violências, a violência estrutural. O conjunto de proteção social que conseguimos garantir na Constituição de 88 está em risco e vai colocar em evidencia a exclusão, a violência, a marginalização. Temos de defender uma agenda que se contraponha à violência e traga a saúde e proteção social como direito”, avalia.


          O assunto foi tema do painel “Violência contra as Mulheres, Crianças e Adolescentes no Brasil”. A importância dos cuidados na infância e adolescência como pauta para a vigilância e promoção da saúde, assim como os aspectos legais e de proteção às mulheres, também foram apresentados aos participantes.


          Entre os palestrantes, estavam a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Maria Cecília de Souza Minayo, e as representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Leila Posenato Garcia, e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campinas, Naoko Yanagizawa.

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I