Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 19 de julho de 2017

 

 

Formação e Capacitação integram Agenda Política do Conselho Nacional de Saúde

 

          O processo de formação para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS) e capacitação de conselheiros e representantes de movimentos sociais integram a agenda política do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para o segundo semestre de 2017. Com 17 itens e diversas ações em defesa da saúde pública, o CNS está promovendo dois projetos específicos para formação e capacitação de diferentes atores sociais.  

 

 

           O primeiro é o projeto Formação para o Controle Social no SUS, promovido pelo CNS e desenvolvido em parceria com o Centro de Educação Popular (CEAP), com o objetivo de desenvolver ações que promovam a atuação em processos de democratização do Estado, na garantia dos direitos sociais e na participação da população na política da saúde, reafirmando o caráter deliberativo dos conselhos de saúde para o fortalecimento do controle social do SUS.
O público será composto por 70% de conselheiros de saúde e 30% de representantes de movimentos sociais. Já foram feitas cinco oficinas-piloto e, a partir de 15 de agosto, até abril de 2018, serão realizadas 63 oficinas, em todos os estados brasileiros, atingindo um público de aproximadamente 5 mil pessoas.

 

          O segundo projeto é o Conselho Presente, realizado em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), para que a defesa do SUS e seu financiamento integrem as mais diferentes pautas. Este projeto tem como objetivo ampliar a mobilização para o fortalecimento dos espaços institucionais de participação social e democracia participativa, como os conselhos e conferências de saúde, nos 26 estados e Distrito Federal.

 

          A ideia é atingir um público de 3,5 mil conselheiros de saúde e 1,5 mil representantes da sociedade civil organizada, parlamentares e academia, a fim de ampliar o diálogo para toda a sociedade.

 

          Entre os resultados esperados está a construção de uma Rede Nacional de Mobilizadores com no mínimo 15 pessoas de cada estado, sendo representantes de conselhos de saúde (usuários, trabalhadores, gestores ou prestadores de saúde) e de movimentos sociais, entidades da sociedade civil e da academia. Os próximos encontros serão realizados no Maranhão, em 1º de setembro, e no Piauí, no dia 27 de outubro.

 

O Conselho Presente

 

          O projeto tem entre os eixos organizativos: Defesa do direito à saúde e do SUS (que discutirá direito universal x cobertura universal, com diálogos realizados no parlamento, mídia/comunicação, gestão, universidades e escolas), Mobilização Social, Fortalecimento do Controle Social, Formação e Educação Permanente de Conselheiros, Rede de Tecnologia de Informação.

 

           A agenda política do CNS foi apresentada durante o seminário preparatório para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, realizado em São Paulo nos dias 18 e 19 de julho.

 

 

Viviane Claudino

Ascom CNS

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I