Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 04 de agosto de 2017

 

 

Saúde da Mulher: Conferência no Pará destaca Controle Social

 

       O estado do Pará possui 144 municípios, representados por cerca de 600 delegadas que participam da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, realizada na capital, Belém nos dias 04 e 05 de agosto. O Conselho Nacional de Saúde (CNS), esteve presente, por meio da conselheira, Christianne Costa, da Federação Brasileira de Hemofilia (FBH), que reforçou o papel do controle social na efetivação da política de saúde para as mulheres.

 

 

           De acordo com Christianne Costa, a efetividade do controle está diretamente ligada a forma como essa mulher entra na rede pública de saúde. “É por meio da participação popular que os gestores e trabalhadores de saúde identificam o contexto de saúde em seus municípios. Sabemos que boa parte das mulheres nesse país tem a responsabilidade de cuidar da saúde da família inteira, mas muitas vezes, esquecem de cuidar da sua saúde que é negligenciada ao longo dos anos trazendo agravos para a sua saúde”, disse.

 

          Na ocasião a representante da FBH, no colegiado, destacou a agenda do CNS e enfatizou a necessidade da mobilização nacional em torno das agendas apresentadas. “Recentemente o Ministério da Saúde lançou uma consulta pública sobre a revisão da Política Nacional de Atenção Básica, que tem tudo a ver com o atendimento primário da rede de saúde, vocês devem participar desse processo, além disso o CNS lançou o abaixo assinado que solicita ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.658, que reafirma as consequências negativas que a Emenda Constitucional 95 causará a população, por transformar o piso de despesas na área da saúde e educação em teto, no período de 20 anos”, disse.

 

           Segundo Eunice Begot, presidente do Conselho Estadual de Saúde do Pará, essa é a primeira conferência de saúde voltada para mulheres. “Já tivemos a etapa municipal, com plenárias e conferências. De lá, vieram propostas que somadas à etapa estadual serão levadas ao Conselho Nacional de Saúde. Aqui vamos deliberar sobre as diretrizes para políticas públicas e a composição da delegação de 52 mulheres representantes do Estado à 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher, que acontecerá entre 17 e 20 de agosto, em Brasília”, explicou.

 

           Para a secretária Estadual de Saúde do Pará, em exercício, Heloísa Guimarães, a Conferência Estadual é de grande importância para o empoderamento da mulher paraense em busca de seus direitos. “O que elas enfrentam no seu dia a dia, não é fácil. A mulher que trabalha na saúde se envolve muito com os sentimentos dos outros, então devemos ter também o nosso autocuidado, para cuidar do próximo. São dois dias construtivos com o encontro de diversas tribos da área da saúde”, disse.

 

 

Ascom – CNS

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I