Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 08 de agosto de 2017

 

 

Política Nacional de Atenção Básica pauta 296ª Reunião do CNS no Rio de Janeiro

 

 

       A 61ª Reunião Extraordinária e a 296ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) acontecem de 9 a 11 de agosto, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Na ocasião, será lançada a versão atualizada da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde (Portaria nº 1.820/2009), que ficou aberta para consulta virtual dos cidadãos em maio e junho deste ano. Haverá também um seminário sobre a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que esteve em consulta pública no início deste mês.

 

 

           A PNAB está passando por um processo de reformulação. Durante a durante a 7ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) ocorrida dia 27 de julho, em Brasília, Ronald dos Santos, presidente do CNS, reivindicou que o documento passasse por uma consulta pública. O Ministério da Saúde acatou a demanda e abriu de 27 de julho a 7 de agosto para contribuições através da plataforma Formsus.

 

           Conselheiros e conselheiras estarão reunidos para discutir “Os desafios da atenção básica para a consolidação do SUS”, com as especialistas Ligia Giovanella, Luciana Dias de Lima e Márcia Morosini. Em seguida, será debatida a revisão do documento.

 

Legado participativo

 

           O CNS deixará como legado de 2017, três amplos processos de participação social no Brasil. Os próximos são a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (2ªCNSMu) e a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ªCNVS). Ambos também estão na pauta da  reunião.

 

           Cerca de 1.800 pessoas, com público de mulheres majoritário, estarão reunidas em Brasília de 17 a 20 de agosto na 2ªCNSMu. Todo o acúmulo e questões debatidas em várias conferências que ocorreram em todo o país vão compor um documento que será encaminhado ao Ministério da Saúde. O material deve nortear a política de atenção à saúde da mulher no SUS.

 

           Em novembro, é a vez da 1ªCNVS, que vai reunir 1.800 pessoas em Brasília para debater a Vigilância em Saúde, composta pelas vigilâncias Sanitária, Epidemiológica, Ambiental e em Saúde do Trabalhador. Todas as contribuições da sociedade civil farão parte de um documento de referência para o Ministério da Saúde tomar como base no desenvolvimento de políticas públicas para a área.

 

SERVIÇO

 

Onde: Fundação Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro)
Quando: 9 a 11 de agosto, sempre a partir de 9h30.

Informações: (61) 996711485

 

 

Ascom – CNS

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I