Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 09 de agosto de 2017

 

 

Mais de mil agentes comunitários participam do seminário do CNS sobre a PNAB

 

 

       Com a participação de aproximadamente 1 mil trabalhadores da área de saúde, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) discutiu durante toda a terça-feira (09/08) a revisão da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). O assunto foi tema do seminário organizado pelo CNS em reunião extraordinária do colegiado, realizada na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

 

 

          A revisão da PNAB está em pauta no colegiado desde novembro de 2016, quando o plenário do Conselho aprovou a criação de um Grupo de Trabalho para debater a atenção básica e apresentar diretrizes para esse processo.

 

          Se aprovada a revisão, da forma como está, cerca de 300 mil agentes comunitários podem perder o emprego de forma imediata. Isso representa aproximadamente 40% da força do trabalho dessa categoria. “Não é somente o agente comunitário que vai perder com isso, mas toda a população que necessita e merece de um bom cuidado”, avalia a integrante do GT Liu Leal.

 

          Em 28 de julho o Ministério da Saúde colocou a minuta para aperfeiçoamento da PNAB disponível para consulta púbica. As contribuições da população podem ser feitas até quinta-feira (10/08). O CNS avalia que o prazo é insuficiente e aprovou, durante a reunião extraordinária, a recomendação para que a Comissão Intergestora Tripartite não delibere a PNAB até que se esgote o debate.

 

          “Esse debate precisa de capilaridade, precisa chegar em todos os conselhos municipais, conselhos estaduais, sindicatos, movimentos populares. Precisamos ampliar rapidamente para toda a sociedade”, avisa o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald dos Santos ao destacar a necessidade de união à força política dos agentes comunitários.

 

          Segundo informações do Ministério da Saúde, a consulta recebeu 5.500 contribuições. A aprovação da minuta dependerá somente da análise da CIT, espaço de articulação entre os gestores das esferas federal, estaduais e municipais de saúde.

 

 

Ascom – CNS

 

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I