Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 09 de agosto de 2017

 

 

Desafios da Integralidade com Equidade na Saúde das Mulheres

 

 

       Reforçar o papel do controle social na busca por um SUS mais integral e equânime, principalmente para a saúde das mulheres, foi pauta do Seminário promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) nesta terça-feira (08), na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na ocasião foi apresentada a agenda da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, convocada pelo CNS, que será realizada em Brasília de 17 a 20 de agosto.

 

 

          De acordo com a conselheira nacional de saúde, Carmen Lucia Luiz as relações sociais estão intrinsecamente ligadas as relações desiguais de gênero. “Um país que em cada cinco minutos, 11 mulheres são estupradas é comum, mas não pode ser normal. É impossível pensar na perspectiva de uma saúde integral e com equidade, sem trazer para o centro do debate a cultura do machismo e da violência contra a mulher, fato esse que responsabiliza o estado na garantia de um sistema público que saúde para as mulheres”, disse.

 

          Carmen Lucia Luiz, destaca que a realização da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (2ª CNSMu) “é um espaço amplo de participação, cuja pauta central é a saúde das mulheres. O evento contará com homens e mulheres pela construção de uma saúde com mais inclusão e principalmente que preserve os princípios da Constituição Federal de 88”.

 

          Para Maria de Fátima Veloso, representante de Central Única dos Trabalhadores, é preciso criar uma agenda positiva que cumpra da Lei Orgânica do SUS (8.080) em todas as suas dimensões. “Não podemos pensar o SUS sem o controle social e sua decentralidade, além do processo de educação permanente dos profissionais de saúde, que hoje está fortemente ameaçado pela reformulação da Política Nacional de Atenção Básica, proposta pelo Ministério da Saúde”, disse.

 

          A pesquisadora da Fiocruz, Maria Cecília Minayo, reafirma o contexto da saúde pública com as mulheres. “Consigo observar alguns aspectos que relacionam as condições da saúde das mulheres, um deles é observar o quanto nós avançamos na questão da saúde e dos direitos humanos, que apesar das ameaças ainda é um estímulo para seguirmos lutando. Precisamos achar uma forma de ter pautas pró ativas, a saúde tem muitos déficits em sua gestão, podemos e devemos avançar mais. A sociedade brasileira tem que ter consciência do patamar do modelo de saúde pública que podemos acessar e não exigir menos que isso”, afirma.

 

Ascom – CNS

 

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I