Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 20 de agosto de 2017

 

 

Experiências inovadoras em Saúde das Mulheres são premiadas pelo CNS e OPAS

 

       Executar políticas de saúde para as mulheres com criatividade é tarefa para quem tem sensibilidade e disposição para transformar a realidade. 22 experiências diferentes de projetos pelo país se inscreveram no “Laboratório de Inovação”, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Destas, seis foram escolhidas e receberam menção honrosa hoje (20/08) durante a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (2ª CNSMu).  

 

 

           A coordenadora da conferência, Carmem Lucia Luiz, explicou que os projetos estão recebendo homenagem porque são diferenciados. “São projetos de participação social na atenção à saúde integral das mulheres”, disse. De acordo com a representante da Opas, Mônica Padilha, as experiências homenageadas são exemplo para todo o país. “São projetos que possuem muito êxito na sua realização. A ideia da homenagem é potencializar as ações e fazer com que experiências semelhantes sejam replicadas”.

 

           Em Belém, o projeto TransformaDor, realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), atende mulheres grávidas para que elas não sofram violência obstétrica e tenham liberdade sobre seus corpos e seus partos. “Atendemos 450 mulheres na região periférica de Belém. Pra nós, não respeitar a mulher na hora do parto é violência de gênero e precisa ser combatida”, disse Edna Barreto, coordenadora do projeto.

 

           No Rio de Janeiro, a iniciativa homenageada se chama Mulheres da AP 2.2, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). “Estamos aqui para mostrar que o SUS funciona. Atendemos mulheres em 7 unidades básicas de saúde no Rio. Criamos uma rede de apoio social e de economia solidária, além de cuidarmos da saúde mental das mulheres”, explica Elen Aragão, membro do projeto.

 

Saiba mais

 

           Também receberam menção honrosa o Ambulatório Trans, em Lagarto (SE), que acolhe a população transexual de forma humanizada com atendimento médico e psicossocial; o projeto Passo a Pássaro, em Teresina (PI), com atendimento e oficinas em saúde às mulheres privadas de liberdade da Penitenciária Feminina de Teresina; o projeto Barriguda, em Macaíba (RN), que realiza pré-natal na comunidade quilombola Capoeiras; e o projeto Práticas de Cuidado em Saúde com Trabalhadoras do Sexo, com acolhimento a esse segmento, em Fortaleza (CE).

 

           A 2ª CNSMu encerra hoje, após três dias intensos de debates que propõem diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. 1800 delegadas de todo o país estão reunidas para finalizar o documento que deve orientar municípios, estados e a união no desenvolvimento das políticas específicas em saúde das mulheres.

 

 

Ascom CNS

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I