Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 22 de agosto de 2017

 

 

PNAB é discutida na Comissão de Seguridade Social e Família na Câmara

 

       A 1ª audiência pública convocada pelo Congresso Nacional com o objetivo de debater a reforma da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) aconteceu hoje (22/08) no plenário 7 da Câmara dos Deputados, em Brasília. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) esteve representado pelo conselheiro Vanilson Torres, membro do Movimento Nacional de População de Rua (MNPR).

 

 

          A audiência aconteceu na Comissão de Seguridade Social e Família, a pedido dos Deputados Odorico Monteiro (PSB/CE) e Jorge Solla (PT/BA). O debate tratou da reformulação da PNAB, proposta pelo Ministério da Saúde durante a 7ª reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), ocorrida em 27 de julho deste ano. As propostas de mudança têm sido contestadas pelos movimentos sociais.

 

          De acordo com Vanilson, falar sobre a revisão de dentro de gabinetes é muito fácil, difícil é enfrentar diariamente os problemas reais nas comunidades. “Temos que continuar a luta, pois a luta só é válida quando lutamos ao lado do povo. Portanto, não aceitamos a revisão da atenção básica como está posta”, concluiu.

 

          O deputado Solla explica que a reformulação introduz alterações significativas referentes à organização e ao financiamento da atenção básica. Segundo ele, isso afeta o papel dos agentes comunitários de saúde, reduzindo o número trabalhadores e restringindo sua atuação em áreas reconhecidas como vulneráveis e com risco epidemiológico.

 

          “Pela primeira vez esta casa pauta a PNAB como uma das prioridades do sistema de saúde brasileiro”, disse o deputado Odorico Monteiro, presidente da Comissão, demonstrando a importância da política para o Sistema Único de Saúde (SUS). Representantes do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Ministério da Saúde, que compõem a CIT, além de diversas entidades e movimentos sociais estiveram presentes.

 

Encaminhamentos

 

          Os participantes da audiência recomendam que a CIT não pactue com as mudanças propostas e garanta o amplo debate com a sociedade, atendendo, desta forma, a recomendação 35/2017 do CNS, que demanda a ampliação e qualificação das discussões sobre a revisão da PNAB, tratando dos impactos assistenciais e econômicos das medidas propostas. Também ficou definido que será realizada, em breve, uma nova audiência pública pela Comissão de Seguridade Social e Família, além de audiências sobre o tema nos estados.

 

 

Ascom CNS

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I