Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
img Conferências
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 22 de agosto de 2017

 

 

Papel do Conselheiro de Saúde é tema de debate em Joinville (SC)

 

       O Papel do Conselheiro de Saúde foi tema de debate no último domingo (20/08) em evento organizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Joinville (SC). Cerca de 170 conselheiros municipais locais, entre titulares e suplentes, participaram de palestra ministrada pelo presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald dos Santos, na Associação de Municípios de Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). O evento faz parte do 3º Encontro do Ciclo de Capacitações do CMS, de 2017.

 

 

       Para o presidente do CNS, o processo de formação e capacitação dos conselheiros e o compartilhamento de agendas, no atual cenário político e econômico do Brasil, é fundamental para a defesa da democracia participativa. “É muito importante a mobilização e a união para impedir qualquer retrocesso, assim como compartilhar as demandas locais com as demandas nacionais do Controle Social”, avaliou Ronald, ao destacar a importância deste conselho municipal, visto que Joinville é considerada a maior cidade do estado catarinense, polo industrial e centro político e econômico.

 

       O presidente do Conselho avaliou ainda que o financiamento da saúde deve ser o centro das discussões, tanto na formulação das politicas públicas como no subfinanciamento do SUS. Nesse sentido, ele informou aos presentes sobre o abaixo-assinado, organizado pelo Conselho, contra a Emenda Constitucional nº 95/2016, que transforma o “piso” (limite mínimo) de despesas nas áreas de saúde e educação em ‘teto’ (limite máximo) para os próximos 20 anos. O objetivo é reunir mais de 3 milhões de assinaturas que serão anexadas à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.658, que tem como relatora a ministra Rosa Weber, e entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF), em abril de 2018.

 

Ascom CNS

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I