Notícias
>

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Brasília, 02 de fevereiro de 2015

 

“Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”
será o tema da 15ª Conferência Nacional de Saúde


        O decreto de convocação da 15ª Conferência Nacional de Saúde, assinado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) dia 16 de dezembro de 2014 (Leia aqui a íntegra do decreto presidencial).

        Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas” e eixo “Direito do povo brasileiro”, a 15ª Conferência Nacional de Saúde será realizada, em Brasília/DF, de 1 a 4 de dezembro de 2015.

        Os debates municipais e estaduais também já tem data marcada: conferências municipais – de 9 de abril a 15 de julho; e conferências estaduais – de 16 de julho a 30 de setembro.

        Pela primeira vez, as etapas da conferência serão precedidas de uma fase de mobilização regional no mês de março. O Conselho Nacional de Saúde vai promover plenárias populares nas cinco regiões. Como explica a presidenta do CNS, Maria do Socorro de Souza, a intenção é ampliar o alcance da conferência, incentivando a troca de ideias sobre o tema de norte a sul do país. “Queremos resgatar o papel original das plenárias de saúde para aproximar ainda mais a conferência da sociedade”, resume.

Regimento – Conforme estabelece o decreto presidencial, o Regimento da 15ª Conferência Nacional de Saúde já foi aprovado pelo Pleno do CNS, na reunião ordinária de fevereiro. A resolução do seguiu para homologação do ministro da Saúde e, nos próximos dias, será disponibilizada no Portal CNS.

AGENDA DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE

Plenárias populares regionais (previsão) 
Nordeste – 13 e 14 de março
Norte – 27 e 28 de março
Sudeste – 21 e 22 de março
Centro-Oeste – 27 e 28 de março
Sul – 21 e 22 de março

19ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde
dias 13 e 14 de abril

Etapas municipais
9 de abril a 15 de julho

Etapas estaduais
16 de julho a 30 de setembro

Etapa nacional
1 a 4 de dezembro

 

Nita Queiroz
Equipe de Comunicação do CNS
Site: www.conselho.saude.gov.br

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________