Notícias
17/3/2015

 

Plenária Popular do Nordeste reúne cerca de 400 pessoas em defesa da democracia e do SUS




Foto: Luiz Parahyba

Movimentos Negro, Popular de Saúde (Mops), Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP Brasil), Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) e Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Ceará foram algumas das entidades instituições presentes na Plenária Popular Regional de Saúde Nordeste, realizada em Fortaleza/CE, nos dias 13 e 14 de março. Cerca de 400 pessoas, incluindo conselheiros nacionais e estaduais, participaram da atividade, que deu início à fase de mobilização popular para a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará, João Marques Farias, abriu a atividade com uma manifestação de rua. Como ressaltou a presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza, “a plenária é literalmente o povo na rua em defesa da democracia e do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Em seguida, no auditório da Escola de Saúde Pública, a presidenta do CNS iniciou os debates, motivando os participantes a reforçar a divulgação das etapas municipais da 15ª Conferência Nacional de Saúde para garantir uma grande mobilização nacional.

 


Foto: Luiz Parahyba

Divididos em oito grupos de trabalho, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar sugestões para a organização da 15ª Conferência Nacional de Saúde e da 19ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Populares, que será realizada em Brasília/DF, nos dias 13 e 14 de abril. A criatividade também foi uma característica marcante da Plenária Popular do Nordeste, com direito a cordel e música para embalar as discussões

Agenda – No próximo final de semana (21 e 22 de março), serão realizadas as plenárias populares das regiões Sudeste, em São Paulo/SP, e Sul, em Porto Alegre/RS. As Plenárias do Centro-Oeste (Brasília/DF) e Norte (Belém/PA) estão marcadas para os dias 27 e 28 de março.

 

 

_____________________________________________________

Equipe de Comunicação do CNS
Site: www.conselho.saude.gov.br