Governo Federal

Governo Federal

01 de dezembro de 2011

Legitimação do SUS passa pela participação social

Durante a tarde do primeiro dia da 14º Conferência Nacional de Saúde, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, os desafios para efetivar a participação, a gestão participativa e o controle social na saúde foram os temas de debate na Sala Salgueiro.

A professora do instituto de filosofia e ciências humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Evelina Dagnino, abriu a conversa lembrando que apesar dos avanços no controle social, conquistado ao longo dos mais de 20 anos de SUS, o momento era de discussão da qualidade do debate. “Hoje mais de 50% dos municípios possuem, em alguma instância, um conselho de saúde. A participação popular já é uma realidade no SUS. Temos que discutir agora como fazer a discussão com qualidade e foco.”, disse Dagnino, para concluir em seguida lembrando que o caminho ainda não está concluído. “Temos uma longa jornada ainda”, finalizou.

Enquanto isso o presidente do instituto de direito Sanitário Aplicado (Disa),Nelson Rodrigues dos Santos, concluiu lembrando a importância da mão dupla das informações. “Não basta apenas nós levarmos os problemas da sociedade para o governo. Temos que levar também, para sociedade, os problemas e entraves que identificamos no governo e tornam mais difícil a tarefa de melhorar a saúde no Brasil”, finalizou.


Voltar