Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Deliberações
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
PRESTAÇÃO DE CONTAS

Brasília, 05 de março de 2009


 

Conselho Nacional de Saúde deve apresentar relatório sobre
visita à Natal na próxima semana

Os membros do Conselho Nacional de Saúde vão apresentar na próxima semana um relatório sobre a visita que fizeram em Natal nos últimos três dias. O documento será entregue ao Ministério da Saúde, em Brasília, e apresentará os resultados da avaliação feita pelos representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), Ministério Público, secretarias estaduais e municipais e Ministério da Saúde. Para o presidente do Conselho Nacional, Francisco Júnior, a relação dependência das cooperativas médicas para o funcionamento do sistema de saúde é ‘‘danosa’’.

 

Representantes dos Conselhos de Saúde Nacional, Estadual e da região metropolitana de Natal se reuniram na tarde de ontem para avaliar a visita realizada na capital. Em reunião realizada na terça-feira passada a prefeita Micarla de Souza se comprometeu a reformar unidades como as de Mãe Luíza, Guarapes, Sandra Celeste e Quintas. Enquanto isso a governadora Wilma de Faria cobrou da Prefeitura a melhora do atendimento na rede básica de saúde, apontada como a principal causa da superlotação das unidades hospitalares do Estado.

 

Na reunião gestores e o MS descartarem o descadastramento do Estado ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas Francisco Júnior continua taxativo sobre a relação entre Estado e cooperativas médicas, considerando os contratos irregulares e inconstitucionais. ‘‘Vejo um processo de ‘desresponsabilização’ dos gestores que deveriam cumprir a sua parte e não o fazem. 

 

A legislação tem instrumentos para que os recursos que vão para os municípios com uma rede básica ineficiente sejam transferidos para quem ficou com o ônus de atender os doentes’’, acrescentou o presidente.

 

 

http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/4657/

 

 

 

 


Mais informações:
Assessoria de Comunicação do CNS
Tel: (61) 3315-2150/ 2151
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
site: www.conselho.saude.gov.br
 

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I