Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Deliberações
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
PRESTAÇÃO DE CONTAS
 

Brasília, 13 de fevereiro de 2009

 

 

Agencia Brasil

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/02/11/materia.2009-02-11.7736450351/view




CNS apóia mobilização pelo reconhecimento do SUS como patrimônio da humanidade

Brasília - A Caravana Nacional em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) foi o primeiro ponto de pauta discutido na 194ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), aberta hoje (11), em Brasília, para deliberar sobre as políticas de saúde no país Brasil.

 

A proposta da Caravana, aprovada na última reunião do CNS e na agenda política do órgão para o ano de 2009, é realizar uma mobilização em nível nacional para melhorar e ampliar o atendimento público de saúde prestado à população e buscar o reconhecimento do SUS pela UNESCO como Patrimônio Social e Cultural da Humanidade. A idéia do reconhecimento internacional do sistema foi apresentada em ato público, em janeiro, durante o Fórum Social Mundial da Saúde (FSMS) em Belém.

 

A mobilização, que será desenvolvida em conjunto com  a  Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (MS), inclui parcerias com Conselhos de Saúde, Gestores Estaduais e Municipais das Secretarias de Saúde, movimentos sociais, Universidades, Ministério Público, Legislativos Estadual e Municipal, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). A previsão é de que as ações tenham início no mês de março.

 

Durante a manhã, a Comissão Permanente de Orçamento e Financiamento (Cofin) discutiu a nova Reforma Tributária e avaliou a execução orçamentária do Ministério da Saúde.

 

Também foi discutida a resistência do Ministério da Saúde para implementação do Protocolo de Doença Celíaca - problema caracterizado pela intolerância permanente ao glúten (proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada e malte) que causa a inflamação da mucosa do intestino delgado, impedindo a absorção adequada dos alimentos, sais minerais e vitaminas.

O protocolo permitirá a cobrança de medidas para garantir a prevenção, o diagnóstico e tratamento da patologia e a criação de Políticas Públicas em Saúde relacionadas à doença.

 

A pauta da tarde incluiu assuntos como o Projeto de Lei n° 031/2007 que trata da Reforma Tributária, a Comissão Interpessoal de Eliminação da Hanseníase e o acompanhamento e avaliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

 

Segundo o conselho, a fiscalização do serviço, que antes era  vinculado ao Ministério da Saúde e agora será gerido pelo CNS, é necessária uma vez que já foram registradas uma série de irregularidades na operacionalização do SAMU. O tema é considerado o mais polêmico do primeiro dia de reunião.

 

Amanhã (12) o destaque entre os debates será  a crise no Sistema de Saúde do Rio Grande do Norte, envolvendo as cooperativas médicas do estado. Também serão tratados assuntos como a 1ª Conferência Mundial sobre Sistema Universal de Saúde e Seguridade Social; o Fórum Social Mundial; o Fórum Social Mundial da Saúde e o Seminário Nacional "Desafios da Saúde Indígena: Gestão e Controle Social".

 

         


Mais informações:
Assessoria de Comunicação do CNS
Tel: (61) 3315-2150/ 2151
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
site: www.conselho.saude.gov.br
 

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I