Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS instaura Câmara Técnica de Estudos Integrados sobre Participação Social no SUS

banner transição CNS

Início do conteúdo da página

CNS instaura Câmara Técnica de Estudos Integrados sobre Participação Social no SUS

Composta por acadêmicos  e especialistas de diferentes instituições, o grupo analisará o processo de construção do controle social e da democracia participativa no país

  • Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 17h20
imagem sem descrição.

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é composto por uma série de comissões e câmaras técnicas criadas para subsidiarem e qualificarem os debates e decisões do controle social na Saúde. Após a publicação da resolução nº 620/2019, o CNS realizou na última sexta (16/12), em Brasília, a primeira reunião da Câmara Técnica de Estudos Integrados do Controle e Participação Social na Saúde (CTEICPS).

O objetivo central deste novo espaço de discussão é fomentar as pesquisas, estudos e investigações que tenham o tema da participação social e do controle social na Saúde, além das formas de atuação dos conselhos de saúde e suas respectivas conferências. Dessa forma, será possível sistematizar evidências sobre a relevância e a abrangência do processo participativo nos espaços e atividades que o compõe.

Dados relevantes sobre controle social no SUS

A etapa final da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), realizada de 4 a 7 de agosto, contou a colaboração de mais de 100 pesquisadores(as) de campo e 30 pesquisadores(as) sênior, que mobilizaram cerca de 2.800 delegados, para aplicação de questionário e entrevistas, além do registro da observação direta de aproximadamente 80 atividades.

Parte dos dados compõem a versão preliminar do relatório final do evento. As informações mostram que mais da metade do público do evento estava em uma conferência nacional pela primeira vez, evidenciando que o controle social na Saúde está sendo renovado. Essa experiência inovadora na história das conferências de saúde foi o embrião para a criação da câmara.

Quais as funções específicas da nova câmara?

É responsabilidade da nova câmara a elaboração de notas técnicas e documentos sobre o tema; a produção de uma agenda prioritária de estudos, articulada com as Comissões Intersetoriais do CNS; a articulação com instituições e outros pesquisadores sobre a área de conhecimento; a produção de relatórios decorrentes da pesquisa realizada no processo da 16ª Conferência, dentre outras atribuições.

IMG 5344

Quem compõe a nova câmara?

De acordo com a resolução do CNS nº 620/2019, integram a CTEICPS a coordenadora da Comissão de Relatoria da 16ª Conferência junto a outros quatro membros; o secretário-geral da 16ª Conferência; um representante da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep/CNS); dois representantes do segmento de usuários do CNS; um representante do segmento de profissionais de saúde do CNS; um representante do segmento de gestores/prestadores de serviço do CNS; e um representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Importante destacar que o trabalho desenvolvido pelos membros é voluntário, não representa vínculo administrativo ou trabalhista, considerando-se serviço gratuito de relevância pública. Conforme indica a resolução, a iniciativa atente à “necessidade de monitoramento permanente dos processos de construção do controle social e da democracia participativa, buscando sempre a garantia dos princípios da equidade, integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo”.

IMG 5335

Leia a resolução na íntegra

Conheça a versão preliminar do relatório final da 16ª Conferência

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página