Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
4.a Conferência de Saúde Indígena

A 4.a Conferência Nacional de Saúde Indígena (4.a CNSI) está sob coordenação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O Conselho Nacional de Saúde (CNS) faz parte da comissão organizadora e a Conferência foi amplamente discutida com a participação dos diversos representantes das lideranças indígenas. A Comissão Organizadora da Conferência foi indicada pelo pleno do CNS, com composição paritária.


Convocada pela Portaria Ministerial n.º 963, de 23 de junho de 2005, a 4.a CNSI tem como objetivo avaliar a situação da saúde nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) e do Subsistema Indígena no âmbito do Sistema Único de Saúde, bem como propor diretrizes e ações para promover a saúde dos povos indígenas com controle social.


O tema central da 4.ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, que orientou as discussões nas distintas etapas da sua realização, é "Distrito Sanitário Especial Indígena: território de produção de saúde, proteção da vida e valorização das tradições".


Os eixos da 4.a CNSI serão: direito à saúde; controle social e gestão participativa; desafios indígenas atuais; trabalhadores indígenas e não indígenas em saúde; segurança alimentar, nutricional e desenvolvimento sustentável. A Conferência é o momento que os indígenas terão para se manifestar sobre os diversos temas relacionados à saúde.


O encontro promete reunir, em suas diversas etapas, representantes indígenas escolhidos pelas comunidades, representantes de órgãos públicos, profissionais de saúde, organizações indígenas, entidades de apoio ao movimento indígena, instituições de ensino e pesquisa que contribuem com as ações de atenção à saúde.


As etapas locais e regionais aconteceram com muito entusiasmo e expectativa por parte dos indígenas. Para Marcos Sabaru, da etnia Tingui-Botó do Estado de Alagoas, na Conferência os indígenas apontarão suas propostas para saúde e também discutirão políticas de saúde mais eficientes para os povos. "Queremos autonomia para os Distritos, não-municipalização e não-terceirização dos serviços prestados à saúde indígena", reforça.


De acordo com os representantes indígenas, a conferência promete ser o momento de trocar experiências com os povos de todo o Brasil. "Esse não será apenas mais um encontro, pois povos indígenas de todo o Brasil estarão unidos com o objetivo de fazer com que os nossos direitos sejam respeitados e a lei seja cumprida", avalia Marcus Saburu.


Saiba mais

 

Subsistema de Atenção à Saúde Indígena - criado em 1999, funciona como um subsistema articulado com o SUS e se estrutura em 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

 

Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) - corresponde a uma unidade organizacional da Funasa e deve ser entendido como uma base territorial e populacional em que ações de saúde necessárias à atenção básica são agrupadas e executadas com a rede do SUS. Os territórios foram delimitados num processo de construção com as comunidades indígenas, profissionais e instituições de saúde. Cada DSEI organiza rede de serviços de saúde dentro de seu território. A constituição dessas redes leva em consideração a estrutura de serviços de saúde já existentes nas terras indígenas e conta com a atuação do Agente Indígena de Saúde (AIS). Acompanhamento de gestantes, promoção da saúde e atendimento de primeiros socorros são algumas das ações realizadas pelos AIS.

 

Pólos-Base - seguindo o fluxo de organização dos serviços de saúde, as comunidades contam com os pólos-base, primeira referência para os agentes indígenas de saúde que atuam nas aldeias. Os pólos-base podem estar localizados numa comunidade indígena ou num município de referência. Cada pólo-base cobre um conjunto de aldeias. Sua equipe, além de prestar assistência à saúde, realiza a capacitação e supervisão dos agentes indígenas de saúde.

 

Casas de Saúde do Índio (Casai) - são estruturas que não executam ações médico-assistenciais, funcionam basicamente como locais de recepção e apoio entre a aldeia e a rede de serviços do SUS, localizando-se em municípios de referência e algumas nas capitais dos estados.

 

Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (Cisi) - é uma comissão do Conselho Nacional de Saúde e conta com a participação de instituições públicas, organizações não-governamentais, organizações de representações indígenas e conselheiros nacionais.

 

Conselhos Distritais de Saúde Indígena - são instâncias de controle social de caráter deliberativo e constituído de acordo com a Lei n.º 8.142/90. Tem composição paritária e são formalizados pelo Presidente da Funasa, mediante Portaria Ministerial publicada em Diário Oficial.

 

Conselhos Locais - são constituídos por representantes das comunidades indígenas da área de abrangência dos pólos-base, incluindo lideranças, professores indígenas, agentes indígenas de saúde, especialistas tradicionais, parteiras e outros.

 

ACOMPANHE EM TEMPO REAL A 4a CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE INDÍGENA

 

Ninguém vai ficar de fora dos debates da 4a Conferência Nacional de Saúde Indígena (4a CNSI), que acontece na Pousada do Rio Quente/Rio Quente/GO. As principais atividades da Conferência serão transmitidas pela televisão, rádio e internet.

 

Em tempo real, os internautas poderão assistir a cerimônia de abertura, as mesas-redondas, a plenária final e o encerramento da 4a CNSI, a partir dos sites da Fundação Nacional de Saúde (www.funasa.gov.br) e do Datasus (www.datasus.gov.br).


Informações diárias da Conferência serão divulgadas durante a programação das emissoras da Radiobrás (NBR TV e Rádio Nacional). O programa Amazônia Brasileira, que vai ao ar de segunda a sexta, das 8h às 10h, será transmitido diretamente da Conferência.


Todos os dias, serão veiculadas notícias, entre 19h e 20h, pelo sistema de web-rádio, que também poderá ser acessado da página do Datasus (www.datasus.gov.br).

 

 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I