Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 01 de outubro de 2009

 

 

Mobilização em favor da EC-29 volta ao Congresso Nacional

 

 

img

         Nesta quarta-feira (30), foi realizada mais uma manifestação em prol da regulamentação da Emenda Constitucional nº 29 (EC-29) na Câmara dos Deputados.

 

         Organizado pela Frente Parlamentar da Saúde, composta por mais de 300 Deputados e Senadores, o evento reuniu cerca de 50 representantes da Pastoral da Criança que se uniram a profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e a Conselheiros Nacionais de Saúde para defender a EC-29.

 

         Vários Deputados participaram da mobilização em apoio à causa. “Estamos diante de um sistema de saúde que é o melhor do mundo. Só não funciona de forma perfeita por falta de financiamento. Precisamos regulamentar a EC-29 antes do término do mandato do Lula”, afirmou Alceni Guerra (DEM/PR), ex-Ministro da Saúde.

 

         A afirmação de Guerra encontrou eco entre os ouvintes. “Se não conseguirmos este ano, precisamos regulamentar no início de 2010 porque o País precisa da Emenda. Os cidadãos e cidadãs brasileiros precisam ter uma fonte de financiamento fixa”, disse Cida Diogo (PT/RJ). O Deputado Maurício Trindade (PR/BA) ressaltou a importância da participação popular, “se não tivermos a força do povo não vamos conseguir a regulamentação.”

 

         Liderado pelo Deputado Darcísio Perondi (PMDB/RS), Presidente da Frente, o grupo percorreu os corredores da Casa, com palavras de ordem como “Mais Dinheiro pra Saúde” e “Saúde, Respeito e Dignidade, Votar EC-29”. Os manifestantes também cantaram o Hino Nacional e deitaram-se no chão do Salão Verde da Câmara, como forma de chamar a atenção para a saúde pública, que terá um financiamento mais estável com a regulamentação da Emenda.


         O principal objetivo do encontro foi sensibilizar os Deputados para votarem o quanto antes a regulamentação da EC-29, que estabelece um percentual mínimo de recursos para a saúde advindos da União, Estados e Municípios. Desta forma, asseguram-se boas condições de funcionamento ao Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a Emenda define o que são ações e serviços de saúde, impedindo o tradicional "desvio de finalidade", como gastos com limpeza urbana e merenda escolar.

 

         Além de participar, nos próximos dias, de outros eventos organizados por movimentos sociais na Câmara, o Conselho Nacional de Saúde está programando uma nova mobilização para os dias 13 e 14 de outubro.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I