Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 20 de abril de 2009

 

 

SUS Patrimônio da Humanidade

 

 

img
foto: CNS

O Conselheiro Nacional de Saúde, Antônio Alves de Souza, apresentou a proposta dos movimentos sociais em tornar o SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade, na Caravana de Betim.

 

Em sua apresentação, o Conselheiro apresentou os motivos que levaram o Conselho Nacional de Saúde a aprovar, na agenda política para 2009, essa proposta. “O SUS foi construído pelo povo brasileiro, foi uma conquista da população e é hoje espelho para o mundo. Sendo assim, se configura em patrimônio da sociedade brasileira. É o único no mundo que garante atendimento universal, independentemente de cor, raça ou origem social”, falou o Conselheiro.
Para viabilizar a proposta, o Conselho Nacional de Saúde e o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, vem solicitando reuniões com a Unesco, órgão responsável pela concessão do título, para discutir e defender a proposta.

 

           Além das diversas manifestações nacionais que estão chegando ao CNS em apoio à proposta, o Conselho disponibiliza em sua página eletrônica um livro de assinaturas de apoio a causa. “Temos que lutar pelo fortalecimento do SUS. Precisamos lutar para garantir nosso Sistema, que foi conquistado pela sociedade e temos a responsabilidade de vigiar e lutar pelo SUS”, argumentou o Conselheiro.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I