Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 23 de novembro de 2009

 

 

 

Dia da Consciência Negra é lembrado na Caravana em Defesa do SUS
de Mato Grosso

 

 

 

           O feriado pelo Dia da Consciência Negra não foi motivo para que os militantes do Sistema Único de Saúde deixassem de comparecer à Caravana em Defesa do SUS realizada nessa sexta-feira (20), em Cuiabá, Mato Grosso. O evento, inclusive, foi uma oportunidade de lembrar a data e homenagear a população negra que luta por atendimento digno e com respeito as suas especificidades.

 

           Em mesa de abertura composta pelo Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, pela Secretária Substituta da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (Sgep), Maria Natividade Gomes da Silva Teixeira, pelo Secretário de Estado da Saúde e Presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Augustinho Moro, pelo Deputado Federal Carlos Abicalil, pela representante do Cosems, Aparecida Cristiane Molina e pelos representantes dos usuários do CES e do Conselho Municipal de Saúde de Rosário do Oeste, Suelly Corrêa de Oliveira e Gilberto Loreiro, respectivamente, o ato contou com a belíssima apresentação de Siriri – dança típica mato-grossense – feita pelos artistas da Associação Cultural Flor Ribeirinha, da comunidade São Gonçalo.

 

           Suelly Corrêa, que é membro da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (Aneps/MT) aproveitou o momento para entregar aos componentes da mesa uma carta dirigida ao Governo do Estado, reivindicando, dentre outras ações, o reconhecimento e inserção das práticas populares e comunitárias nas políticas públicas de saúde. Em sua fala, a Secretária Maria Natividade informou que a Sgep compôs um Comitê de Educação Popular com a finalidade de valorizar essas práticas populares.

 

           Já a Secretária do Município de Denise, Aparecida Molina, lembrou que a assistência se dá no Município, “onde conhecemos e nos importamos com os rostos, e não somente com números”. Ela lembrou, ainda, das peculiaridades da região, com cidades distantes mil quilômetros da Capital e onde o socorro muitas vezes só pode ser feito via aérea, “o que exige um recurso diferenciado, e não per capita”. A Secretária lembrou também dos deveres do usuário, “saúde é um direito de todos, mas temos nossas obrigações como o exercício do Controle Social e na prevenção, por exemplo”.

 

           O Secretário Augustinho Moro destacou que o dia 20 de novembro é importante, “onde se relembram as lutas para a conquista dos direitos”. Sobre a Caravana, o Secretário afirmou ser um momento “para trazer a tona os problemas, discuti-los e melhorar de fato”. Ele concordou com a fala da Secretária Aparecida Molina e afirmou a necessidade do fortalecimento de políticas públicas diferenciadas pelo Brasil, “os Governadores da Amazônia Legal têm de abraçar essa causa”.

 

           O Deputado Carlos Abicalil saudou de forma especial os afrodescendentes presentes e revelou que ainda na tarde da sexta-feira, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinaria um decreto reconhecendo dois quilombos nas regiões mato-grossense da Chapada dos Guimarães e de Livramento. O Deputado chamou atenção para o primeiro item da agenda política do CNS que trata da repolitização do SUS e para a importância da aprovação da Contribuição Social para a Saúde (CSS).

 

           O Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, destacou que desde a definição da agenda política do Conselho, onde foi decidida a realização das Caravanas, até o momento, o SUS vem sofrendo constantes derrotas, “na área da saúde, o Governo está em débito com a sociedade. Além disso, temos a regulamentação da Emenda Constitucional número 29 que não sai, o fortalecimento do atendimento centrado no profissional médico em detrimento do atendimento multiprofissional e as terceirizações nas suas mais diferentes formas”.

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I