Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 28 de abril de 2009

 

 

 

Ministério capacitará ouvidorias sobre gripe suína

 

           O Ministério da Saúde capacitará suas equipes nos Estados brasileiros para tirar as dúvidas da população em relação à influenza suína (ou gripe suína).  Os primeiros a receberem orientações serão as ouvidorias, durante o I Seminário do Sistema Nacional de Ouvidoria do Sistema Único de Saúde, que ocorrerá em Brasília nos dias 28 e 29 de abril.

 

           O evento está acontecendo  no Hotel Grand Bittar e terá a participação de representantes de todos os Estados. As ouvidorias estão localizadas nas capitais e podem atender ao público com informações sobre doenças e ações do governo.

 

           A influenza suína é uma mutação de um vírus respiratório que atinge os animais suínos, mas é uma novidade nos humanos. O primeiro caso comprovado ocorreu na última quinta-feira, 23 de abril, e já afetou 22 pessoas no México. Além disso, há casos suspeitos em mais três países (Estados Unidos, Canadá e Espanha), mas a probabilidade da doença se alastrar para outros lugares é grande.

 

           Porém, tem potencial de virar uma pandemia (epidemia em larga escala) branda, com potencial letal de apenas 6%.

 

           A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu na noite desta segunda, 27 de abril, que a influenza suína saiu da fase 3 – há a circulação do vírus mas ele é transmitido esporadicamente – e passou para a fase 4, quando o vírus pode causar surtos de estágio. O objetivo do novo alerta é reforçar o grau de vigilância em todo o mundo.

 

           A vacina antigripe disponível no mercado não impede o contágio, que é transmitido em gotinhas de saliva via tosse ou espirro. 

 

Os principais sintomas são:

  • febre alta
  • dificuldades respiratórias
  • dores no corpo
  • falta de apetite

 

           As pessoas que voltaram do México, Estados Unidos, Espanha e Canadá nos últimos dez dias e sentirem alguns dos sintomas acima citados devem procurar assistência médica mais próxima e informar ao profissional da saúde o seu roteiro de viagem.

 

Mais informações podem ser obtidas no site do Ministério (www.saude.gov.br) e nos portais da OMS www.who.int/csr/disease/swineflu/en/index.html e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) http://new.paho.org/hq/index.php?lang=es

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I