Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 29 de outubro de 2009

 

 


Secretários de Estado da Saúde elegem Beatriz Dobashi presidente do CONASS

 

A secretária de saúde do Mato Grosso do Sul foi eleita por aclamação

 

 

 

img

        A assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), reunida ontem (28), elegeu a Secretária de Estado da Saúde do Mato Grosso do Sul, Beatriz Dobashi, como presidente do Conselho. O vice-presidente do CONASS na região Norte, Milton Moreira, secretário de saúde de Rondônia, conduziu a assembleia, que elegeu Dobashi por aclamação.

 

         Beatriz Dobashi agradeceu aos colegas pelo reconhecimento e confiança representados pela aclamação e falou a respeito do papel do CONASS. “O Conselho tem uma função muitíssimo importante na construção do SUS. A prática da pactuação seria impossível se não tivéssemos o CONASS nos intermediando e nos atualizando”, destacou. A presidente também falou que pretende trabalhar com mais frequência, nas reuniões do CONASS, a questão das especificidades regionais. “É um período pequeno, até abril de 2010, mas espero que, juntos, nós possamos levantar bandeiras importantes para a gestão estadual do SUS”.

 

         Beatriz Dobashi escolheu como primeiro vice-presidente do CONASS, o colega de Rondônia, Milton Moreira. A Secretária de Estado da Saúde de Goiás assume a vice-presidência na região Centro-Oeste e a eleição do adjunto para esta região será na próxima assembleia do conselho, em novembro.

 

Em 27 anos de existência, uma mulher assume, pela primeira vez, a presidência do CONASS

 

img

         “Eu me sinto muito honrada em assumir a posição de presidente do CONASS, pois ele é uma peça fundamental na construção do Sistema Único de Saúde”, afirmou a secretária de saúde do Mato Grosso do Sul, Beatriz Dobashi, ao tomar posse, na noite de 28 de outubro de 2009, em Brasília, como a nova presidente do conselho. Em vinte sete anos de existência, essa é a primeira vez que uma mulher assume o comando da instituição.

 

         Em seu discurso, Dobashi falou sobre as onze prioridades estabelecidas pelo CONASS e que, segundo ela, serão mantidas, pois envolvem questões cruciais para a saúde, mas ressaltou que dentre as onze questões prioritárias, a que diz respeito ao Pacto pela Saúde será priorizada em seu mandato. “Nós precisamos resgatar o sentimento de responsabilidade compartilhada que tivemos ao celebrar, há pouco mais de três anos, o Pacto pela Saúde”, afirmou. Segundo ela, “o fórum da Comissão Intergestores Tripartite tem que ser um espaço em que possamos construir de forma conjunta as políticas, as estratégias e as soluções para cada vez mais nos comprometermos com os princípios e as diretrizes do SUS”.

 

         Ao transmitir o cargo para Dobashi, o ex-presidente do CONASS, Eugênio Pacceli de Freitas Coêlho, falou da confiança que sempre teve na nova presidente. “Quando na minha gestão, a escolhi como a primeira vice-presidente, tinha certeza que, pela sua competência, podia me sentir seguro ao seu lado”. E se disse satisfeito por ter cumprido o seu papel frente à presidência do conselho. “Fico muito feliz por ter cumprido o meu papel dentro da saúde pública brasileira e me sinto emocionado em passar o cargo para a primeira mulher a assumir a presidência desse conselho. Hoje, volto para a secretaria de administração e gestão do Tocantins, extremamente enriquecido e com um olhar diferente sobre a saúde pública no Brasil,” finalizou Eugênio.

 

         O presidente do Conasems, Antonio Carlos Nardi, parabenizou o CONASS pela nova presidente eleita que, segundo ele, marcará a história do conselho não só por ser a primeira mulher a assumir a presidência, mas também por sua competência. “Tenho certeza que a sua gestão será brilhante e que continuaremos com essa parceria CONASS/Conasems na construção e na luta por um SUS mais digno e que ofereça cada vez mais aos seus usuários serviços de qualidade”.

 

img

         Para o secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, mais do que o gênero, a eleição de Beatriz Dobashi representa o reconhecimento público do trabalho realizado por ela. “O CONASS está de parabéns por reconhecer em uma mulher uma profissional absolutamente competente para estar à frente desse importante fórum que há 27 anos foi criado pela luta dos secretários estaduais de saúde”.

 

         O representante da Organização Pan-americana de Saúde no Brasil (Opas), Diego Victoria, reforçou a importância do CONASS na parceria existente entre as instituições. “Temos uma história de cooperação técnica que aborda diferentes temas como Atenção Primária, as Funções Essenciais de Saúde Pública e a violência, entre outros e que consideramos como experiências de cooperação de sucesso. O CONASS é um parceiro fundamental para se alcançar os compromissos estabelecidos no documento de estratégia de cooperação técnica da Opas/OMS com o Brasil, 2008/2012”, afirmou Victoria.

 

Fonte e Credito: Assessoria de Comunicação Social do CONASS

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I