Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 30 de março de 2009

 

 

O SUS no Ceará

 

 

 

         Ao abrir os trabalhos sobre os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde no Ceará, o Coordenador de Proteção e promoção da Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, Manoel Dias da Fonseca Neves, leu uma mensagem do Secretário de Saúde do Estado, João Ananias Vasconcelos: "o SUS abrange a todos: ricos e pobres, nas ações de vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental, controle de vetores, imunização etc.. Embora falem mal dele, ninguém está livre da proteção do SUS".

 

         O Presidente do Conselho Estadual, Alci Pinheiro, lembrou da importância do sentimento de pertencimento, "precisa nascer em cada um de nós a consciência de que o SUS é nosso. Todos nós somos participantes. Reclamamos do sistema, mas esquecemos que estamos dentro deles". Sobre a atuação dos conselhos e conselheiros, o Presidente fez uma crítica: "os Conselhos precisam atuar mais e nós, conselheiros, somos, nada mais nada menos, que representantes dos segmentos e não de nossos interesses". Pinheiro contou que o CES vem procurando descentralizar as ações e destacou a necessidade de aproximação com o executivo e com o legislativo, "precisamos conquistar nossos prefeitos para que unidos com o legislativo possamos construir um novo momento a partir desta Caravana".

 

         Raimundo José Arruda Bastos, Secretário-Executivo da Secretaria de Estado da Saúde do Ceará, lembrou a luta e a conquista pelo SUS, "os mais jovens que hoje têm o SUS, não têm ideia da dimensão do que foi a luta por ele". Ele apontou como desafios para o Estado, a universalização, o financiamento, modelo institucional, modelo de atenção à saúde, gestão do trabalho no SUS e participação social. "Os desafios do Ceará são os desafios do Brasil ampliados, pois somos um Estado pobre", afirmou o Secretário-Executivo, "mas avançamos muito mais do que muito Estados ricos", finalizou.

 

         Segundo o Presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Cossems), Policarpo Barbosa, a Caravana extrapolou as expectativas, "tanto na qualidade dos debates, como na quantidade de participantes". Para ele, o momento é histórico, "hoje temos aqui a transformação da saúde. E justo no momento em que estamos assistindo a uma mudança extraordinária da história, pois estamos vendo a falência de um modelo que nos foi imposto durante muitos anos. Para conseguir o financiamento de que precisamos, será necessário romper com paradigmas e para isso precisamos da mobilização popular. O SUS só foi construído assim".

 

 

Veja as fotos

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I